Marcos Tolentino, apontado como sócio oculto da FIB Bank, passou mal e não irá mais depor na CPI da Covid nesta quarta-feira, 1º. Em seu lugar, a comissão ouve Ivanildo Gonçalves, motoboy da VTCLog responsável por saques de mais de R$ 4,7 milhões.
Segundo o senador Humberto Costa (PT-PE), Tolentino encontra-se hospitalizado no momento. "Ele teve um mal súbito, vem sofrendo com sequelas da covid, e passou mal ontem [terça-feira, 31] quando se preparava para viajar até Brasília. Ele está internado no Hospital Sírio-Libanês [em São Paulo]", confirmou o petista em conversa com jornalistas nesta quarta.
"Paralelamente, a secretaria da CPI conseguiu [o depoimento] de Ivanildo", afirmou o parlamentar, acrescentando que o motoboy aceitou depor de "livre e espontânea vontade".
Ivanildo deveria ter sido ouvido pela comissão na terça-feira, mas um habeas corpus concedido pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), o autorizou a não comparecer à sessão. Devido a isso, a CPI realizou apenas uma reunião para discutir e aprovar requerimentos.
Para Humberto Costa, apesar do habeas corpus, a perspectiva é a de que Ivanildo responda aos questionamentos do colegiado. "Ele tem o direito de permanecer em silêncio em questões que possam comprometê-lo, mas, na medida em que ele concordou em vir de livre e espontânea vontade, é provável que ele não se recuse a responder as perguntas feitas pelos senadores e senadoras", concluiu Costa.