Já imaginou poder aproximar pesquisadores e especialistas das mais variadas áreas à população local para um bate-papo científico sobre inteligência artificial, fake news, saúde, economia criativa, pré-sal, astronomia, sexualidade, negócios inovadores e outros temas relevantes?
Essa é a proposta do Pint Of Science, um evento sem fronteiras que oferece uma oportunidade única no ano para estimular o contato próximo entre a população local e cientistas e proporciona o acesso gratuito à conteúdos de qualidade e credibilidade sobre as mais diversas áreas do conhecimento, enriquecendo o cenário científico e cultural do país e das regiões que sediarão o evento.
Durante o festival, os participantes poderão assistir às apresentações, fazer perguntas e dialogar sobre assuntos diversos, tudo isso em ambientes informais e descontraídos, como bares e pubs.
A ideia do Festival Pint of Science surgiu em 2012, quando dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores. Durante o encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e Esclerose Múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver na prática o tipo de pesquisa que realizavam. A experiência foi tão inspiradora que Michael e Praveen sugeriram o desenvolvimento de uma iniciativa que incentivasse que os pesquisadores se desligassem de seus laboratórios para dialogarem com as pessoas.
O festival rapidamente se espalhou pelo mundo e, em 2015, foi realizada a primeira edição do Pint Of Science Brasil, organizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. De 2016 a 2017, a edição brasileira deu um salto de 7 cidades para 22 cidades acolhedoras, contando com a participação de 1.600 pessoas.
Neste ano, o festival receberá especialistas de alto nível, como o Guilherme Estrella, uma das maiores autoridades em pré-sal no Brasil; José Roque, Diretor do Projeto Sirius; Paulo Artaxo, um dos mais conceituados cientistas brasileiros em mudanças climáticas; Eliezer Barreiro, um dos mais renomados do País em Química Medicinal; Luís Fernando Tófoli, referência nacional no tema das drogas; Vanderlan Bolzani, cientista em destaque na área de produtos naturais; Fabiana Barreira, representando a Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi); e os youtubers Pirula, do Canal do Pirula, com mais de 644 mil inscritos, e Emílio Garcia, do canal BláBláLogia, com mais de 130 mil inscritos.
O cenário do Pint Of Science Brasil é de crescimento. No país não há iniciativas inovadoras semelhantes com abordagem científica e cultural de porte maior que o festival. Ao todo no país 56 cidades sediarão simultaneamente o evento, dentre elas Campinas, São Paulo, São Carlos, Curitiba, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Confira aqui todas as cidades participantes.
As cidades são estrategicamente escolhidas pelos organizadores por serem consideradas polos mundiais de excelência em ciência e tecnologia do Hemisfério Sul. A expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam nos bate-papos neste ano.
No país hoje existem 33 polos de ciência e tecnologia, que são centros que reúnem mais de 1.200 entidades de ensino, pesquisa e empreendedorismo. Dentre os 33 polos, destacam-se os municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, cidades onde estão localizadas as 3 melhores universidades do país.
Na cidade de Campinas, 6 bares receberão o Festival: o Da Vinci Bar (Cambuí), The Lord's Pub (Cambuí), Alzirão Empório e Bar (Barão Geraldo), o Lado B (Barão Geraldo), Vila das Brejas (Barão Geraldo) e Tonicos Boteco (Centro). A expectativa da equipe organizadora é de um aumento de 50% no número de participantes da região, dentre fãs, cientistas, startups, investidores e curiosos.
Destacam-se na programação campineira deste ano palestras como: "De Pablo Vittar a Autismo: como o método científico pode salvar sua vida", com os youtubers Pirula (Canal do Pirula) e Emílio Garcia (BláBláLogia); "Vale a pena descriminalizar as drogas?" e "Economia explica: drogas, problemas sociais e políticas públicas atuais" com os pesquisadores Luiz Fernando Tófoli (FCM Unicamp) e Taciana Santos de Souza (LEIPSI); "Cura gay, transfobia e machismo: as tretas atuais" e "Identidades de Gênero e Orientações Sexuais sob um olhar feminista", com a pesquisadora Karla Bessa e a Professora e militante do Grupo CUME, Camila Mendes de Godoi.
O Pint Of Science é um projeto organizado por uma comunidade de voluntários entusiastas da ciência, que atuam como palestrantes, fotógrafos, artistas e mestre de cerimônias. Em Campinas o Festival é organizado por uma equipe de docentes da Unicamp e pela NuminaLabs, empresa de geração de conteúdo científico educacional, que também realiza o sarau científico Chopp comCiência, evento que já recebeu mais de 4 mil pessoas em seus encontros. Estão também envolvidos no projeto o LabJor e os patrocinadores E-Science Unicamp, Editora do Brasil e CIBFar. As empresas apoiadoras do evento são a MERCK, CeMEAI, BUCHI, Inct Inofar e Landel Cervejaria.
O Pint Of Science é um evento gratuito, sem a necessidade de inscrições prévias pelos interessados. As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade de cada bar participante. As despesas no local são de responsabilidade dos participantes. Para participar, acesse https://pintofscience.com.br e informe-se mais sobre o evento na sua cidade.
Acompanhe também o evento nas redes sociais por meio do Facebook www.facebook.com/pintofscience e o Instagram www.instagram.com/pintofsciencebr. A página oficial do evento é www.facebook.com/events/129054127946950.
A programação da cidade de Campinas você encontra aqui: https://pintofscience.com.br/events/campinas.
Deseja saber mais sobre o evento, ser um investidor ou realizar uma parceria com o festival? Fale com a equipe de Imprensa do Pint Of Science.
Contato de Imprensa:
Nome: Rafael Bento.
Email: rafaelbss@gmail.com
Telefone: (11) 98103-7221
Release por Pitaya Comunicação (www.pitayacomunicacao.com.br).
Website: https://pintofscience.com.br