Cerca de 80% das empresas não têm site. Segundo o site Empresômetro, há mais de 20 milhões de empresas ativas no Brasil. Por outro lado, de acordo com informações do Registro.br - órgão responsável pelo registro de sites .com.br - há aproximadamente 4 milhões de domínios registrados no início de 2020. Estes dados deixam claro o potencial do mercado a ser explorado quando o assunto é o setor de serviços para Internet.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 70% dos brasileiros possuem conexão com a Internet. A mesma pesquisa mostrou que 97% das pessoas acessam a web através de seus celulares. Já um estudo divulgado pela DHL (empresa líder mundial em logística), sobre o crescimento do e-commerce, aponta que a expectativa é de um aumento de 22% ao ano em toda a América Latina, e 17% só para o Brasil. Análises de mercado indicam que as empresas com boa relação com seus clientes têm mais sucesso em suas vendas online e isso está atrelado a existência de um bom website e a importância das redes sociais integradas.
Quem trabalha na área de marketing digital sabe que se uma empresa não está na Internet, obviamente está perdendo e muito. E se ela já tiver uma presença na web, certamente pode ir além; fazer melhor. Como? Se empenhar para que o site apareça na primeira página de pesquisa (SEO); cuidar da comunicação direta e personalizada com seu cliente ou seu potencial comprador; investir na criação de aplicativo de celular para um determinado negócio, entre outras muitas opções. É fundamental adotar práticas comerciais eficientes visando alcançar novos consumidores, fomentar a taxa de conversão e fidelizá-los.
Acompanhando a evolução do segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos desde 2018, o geógrafo nordestino, Feliciano Filho, decidiu empreender em tecnologia após atuar anos em sua área. O especialista, que acaba de se tornar empreendedor, vislumbra novos horizontes em 2020. Para começar sua jornada, escolheu uma rede de franquia especializada em soluções para negócios online e que tem por objetivo ajudar outras empresas a conseguirem mais e melhores resultados no mundo digital. Natural de Fortaleza, o franqueado Feliciano Filho é mestre em Geografia e, curiosamente, decidiu empreender em serviços voltados para Internet abrindo uma unidade da Hostnet no Nordeste.
Economia regional e serviços digitais
Em 2016, Fortaleza despontou como a décima cidade mais rica do país em PIB e a segunda do Nordeste. Em todo o território nacional, muitas empresas e profissionais independentes ainda não possuem sites. "E mesmo que existam muitas agências e técnicos especializados em criação de sites e marketing digital, a maioria não transmite muita segurança e qualidade. É fácil constatar isso ao se analisar sites quanto à segurança e SEO", destacou o franqueado. Existe uma impactante demanda por serviços que ofereçam segurança e qualidade, e apenas 20% dos negócios formais têm domínio registrado.
Abraçando esta franquia, o empresário oferece segurança online para os clientes e disponibiliza diversos serviços, entre eles: a criação de sites, e-mails corporativos, otimização de buscas no Google, melhora do alcance nas redes sociais e outras facilidades que envolvem o meio tecnológico. O grande destaque fica para o combo: marketing digital e automação de marketing, fundamental para gerar leads e facilitar o engajamento online.
A localidade
Fortaleza - o coração do Ceará que pulsa forte no litoral do Nordeste brasileiro. Ocupa uma área de 313.140 km² e reunia, em 2019, segundo estimativa do IBGE, a quantidade de 2.669.342 habitantes; é o maior município do estado em população e o quinto do Brasil.
A cidade constitui um importante centro industrial e comercial do país, com o oitavo maior poder de compra municipal da nação. De acordo com o Ministério do Turismo, alcançou as marcas de segundo destino nacional mais desejado e a quarta cidade brasileira que mais recebe turistas. Com muitas empresas, Fortaleza é um lugar propício para investir em serviços voltados para tecnologia da informação e marketing digital.
Custo da franquia e treinamento
Segundo o empresário, o custo acessível da franquia favorece o investimento por profissionais que desejam iniciar um empreendimento sem muito capital. "Contudo, não é a típica proposta muito barata que atrai aventureiros e curiosos", esclareceu Feliciano. "Na capacitação presencial para novos franqueados, tive a oportunidade de conhecer a empresa, sua estrutura, seus diretores e colaboradores", destacou o empreendedor que aproveitou o momento para tirar dúvidas e consolidar o conhecimento adquirido com o treinamento a distância.
Planos e metas
Inaugurada em janeiro, a Unidade
Hostnet Fortaleza - CEtem total suporte da matriz. O objetivo do franqueado é que o seu empreendimento torne-se uma referência local na criação, hospedagem de sites e automação de marketing.
"Em quatro anos pretendo ter mais de 50 clientes e um escritório físico", afirmou Feliciano que apresenta expectativas bastante otimistas. Para alcançar o alvo, o franqueado traçou as seguintes metas: construir uma carteira de 24 clientes; em seguida, abrir uma agência física e em cinco ou seis anos, reunir mais de 100 clientes e consolidar a marca na cidade de Fortaleza.
Website: http://www.hostnet.com.br