Lula Lá: De Fora Para Dentro, documentário que conta a trajetória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), será exibido em festivais internacionais ainda neste ano.
Serão três eventos: o Festival Internacional de Derechos Humanos de Sucre, na Bolívia, de 30 de agosto a 5 de setembro, o Global Indie Film Fest, do Reino Unido, que será realizado online no mês de setembro, e o Seatle Latino Film Festival, nos Estados Unidos, de 8 a 17 de outubro.
Diretora do filme, Mariana Vitarelli Alessi vê com bons olhos o interesse pelo filme fora do Brasil. “Ganhar algo ou não, faz parte do jogo. O que eu desejo é a exposição do documentário, pois o personagem é rico em história”, diz a jornalista e diretora do longa, que trabalhou durante 16 anos para realizar o filme.
Lula Lá: De Fora Para Dentro chega ao circuito brasileiro no primeiro semestre de 2022, ano eleitoral, com Lula sendo um dos principais nomes na disputa. Pesquisas de intenção de voto mostram o ex-presidente liderando, seguido pelo atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (sem partido).
Na mais recente, da XP Investimentos em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), o petista aparece com 40% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro registra 24%. Na sequência, Ciro Gomes (PDT) aparece com 10% das intenções de voto; Sergio Moro tem 9%; e Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Eduardo Leite (PSDB), 4% cada. Brancos, nulos e não responderam são 9%. A pesquisa realizou mil entrevistas entre 11 e 14 de agosto e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais, para mais e para menos.
Veja o trailer: