Não é verdade que o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, usou uma tornozeleira eletrônica durante o debate da Globo, na quinta-feira (29), como mostram postagens (veja aqui). O objeto foi inserido digitalmente na imagem que circula nas redes sociais, os vídeos originais do debate não mostram nenhum aparelho e Lula não tem pendências na Justiça.
As postagens enganosas contam com ao menos 10 mil retuítes no Twitter e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (30).
Seu candidato LULA usar TORNOZELEIRA. É isso que você quer pra o BRASIL!? O Brasil não merece um ex-presidiário que confessou em rede nacional que no seu governo teve CORRUPÇÃO. Lula NÃO. Ele NÃO
A imagem que mostra o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, com uma tornozeleira eletrônica durante o debate realizado na quinta-feira (29) na Globo é uma montagem. As imagens originais mostram que Lula não usava nenhum aparelho no tornozelo.
Confira as imagens abaixo:
Tornozeleira não existe. Imagem retirada do vídeo comprova que Lula não usava equipamento na perna esquerda (Reprodução/TV Globo)
Outro ângulo. Ao ver as duas pernas do ex-presidente, não se identifica nenhuma tornozeleira eletrônica (Reprodução/TV Globo)
Lula não tem condenações na Justiça, portanto, não teria motivos para usar uma tornozeleira eletrônica. Entre abril de 2018 e novembro de 2019, ele ficou preso por 580 dias na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, após duas condenações por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, anuladas pelo STF em março de 2021.
Mesmo após as condenações posteriormente canceladas, Lula nunca usou tornozeleira eletrônica. Em discurso realizado em 17 de novembro de 2019, no Recife, o ex-presidente disse que não aceitaria usar o equipamento para mudar do regime fechado para o semiaberto, como havia sugerido o Ministério Público Federal à época.
Referências:
1. G1
2. Folha de S.Paulo (Fontes 1 e 2)
3. UOL
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.