Ser estagiário em alguma empresa é o primeiro passo para entrar no mercado de trabalho e ter mais noção da área escolhida. Porém, a rotina nem sempre é fácil.
A dor e a delícia de ser um estagiário. Confira quatro situações comuns da vida de qualquer estagiário.
1. Trabalho X faculdade
Enfrentar a vida profissional e ainda dar conta de todos os trabalhos e provas da faculdade não é fácil. No início do estágio, pode ser ainda pior, já que a pessoa nem sempre está familiarizada com as funções e não conhece muito bem seu próprio ritmo de trabalho.
Para manter a calma, organizar a sua rotina e ter tempo para fazer tudo, anote todas as tarefas e não se distraia com as redes sociais.
2. Faz-tudo
Alguns podem não admitir, mas até encontrar a sua área e se sentir confortável para exercer o trabalho, é bem provável que o estagiário seja o faz-tudo da empresa. Nessa missão, ele fica encarregado de tirar cópias, preparar o cafezinho e cumprir funções aparentemente não muito importantes.
Para evitar essas e outras enrascadas, converse com o seu chefe e explique o que você gostaria de fazer. Procure entender também o que a empresa espera de você e qual será sua real oportunidade de crescimento.
3. Desemprego
O frio da barriga causado pela formatura é agravado pelo medo de perder o emprego. Quando o curso está acabando e a palavra "efetivação" ainda não foi ouvida, tem-se o cenário perfeito para uma crise de nervos. De novo, o ideal é conversar com o chefe. O feedback, mesmo que negativo, norteará as suas próximas decisões na profissão e na vida.
4. Culpa de quem?
É muito comum ouvir que algum problema no trabalho foi "culpa do estagiário". Infelizmente, há colegas que não perdem a oportunidade de acabar com a reputação de alguém. A solução é dedicar-se ao serviço e, caso algo dê errado, admitir antes de qualquer pessoa. O estágio é um momento de aprendizado e, às vezes, pode ter faltado orientação correta da chefia.
Vida após o estágio
Segundo a Lei nº 11788, a carga horária máxima para um estágio é de seis horas diárias. Esse número vale para estudantes de Ensino Médio, cursos profissionalizantes e Ensino Superior. Lembre-se: mais que trabalhar, o estagiário está na empresa para aprender.
Depois, é hora de encarar o mercado. Prepare um ótimo currículo, entre em contato com as agências de emprego da região e mantenha a esperança. Não acredite que você é único, pois não é. Outros colegas de formatura provavelmente estarão na mesma angústia por um trabalho que você.
Se necessário, não tenha vergonha de se aventurar em outras carreiras. Até encontrar o emprego dos seus sonhos, você pode arrecadar uma boa grana fazendo bicos e economizando como puder, sem ter que recorrer à família.