Quando passa o período de recesso escolar, é hora dos educadores pensarem nas atividades para a volta às aulas depois das férias de julho. As crianças retornam querendo compartilhar as brincadeiras e atividades que fizeram nas férias.
Ao mesmo tempo, é possível que os estudantes tenham perdido o ritmo das aulas. Isso faz com que professores e equipes escolares precisem pensar em práticas que ajudem seus alunos a se readaptar às rotinas da escola.
Por isso, é importante planejar atividades para a volta às aulas depois das férias para envolver os alunos desde o começo da retomada. Assim, fica mais fácil para os estudantes se engajarem com as tarefas e, principalmente, aprenderem mais no restante do ano.
O que fazer no primeiro dia de aula após as férias?
O primeiro dia de aula depois das férias pode ser utilizado para atividades mais leves. Isso significa que o conteúdo que precisa ser ensinado aos alunos pode começar a ser abordado de forma leve ou mesmo indireta. Dessa forma, os alunos não serão surpreendidos por aulas sobre conteúdos que eles ainda não viram ou esqueceram durante o recesso.
É indicado que o primeiro dia seja usado para acolher os alunos. Essa recepção envolve criar situações de conexão entre professores e a turma, assim como entre os próprios estudantes. Esse momento pode ser usado para que amigos se reencontrem ou para que novos alunos comecem a se enturmar com o restante da classe.
Também é importante a equipe escolar e os professores se prepararem nesse primeiro dia. O acolhimento para os educadores pode ser usado como maneira de integração, relaxamento e preparação antes da retomada do calendário escolar.
Caminhar pela escola, conversar com coordenadores, gestores e outros professores, tirar dúvidas e preparar o material que será usado em sala de aula nos próximos dias são boas alternativas para a preparação de atividades na volta às aulas depois das férias.
O que fazer no retorno às aulas após o recesso escolar?
Nas primeiras semanas depois do retorno às aulas, é indicado aos professores realizarem a leitura da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), do currículo da rede de ensino e do projeto político-pedagógico da escola. Essas leituras ajudam a orientar atividades de sala de aula, já que indicam o que se espera do ensino e da aprendizagem na instituição.
Outra boa medida é conferir registros e avaliações de práticas pedagógicas do semestre anterior. Com isso, é possível refletir sobre o que foi positivo e, principalmente, o que pode ser melhorado para o próximo semestre que se inicia.
Os professores também podem aproveitar o começo das atividades de volta às aulas após o recesso para fazer o diagnóstico inicial da turma. Essa sondagem permite identificar os conhecimentos dos estudantes, assim como os conhecimentos que eles precisam desenvolver.
5 atividades para a volta às aulas
1) Momentos de acolhimento
Os momentos de acolhimento de professores e de alunos são situações que ajudam na integração e no relaxamento antes do início das atividades escolares. As práticas de acolhimento podem envolver, por exemplo, atividades de ioga, exercícios físicos e brincadeiras em grupo, para que a tensão inicial do volta às aulas seja reduzida.
O acolhimento é ainda mais importante para alunos que estão em turmas novas e que, por isso, ainda não conhecem boa parte dos colegas. O mesmo vale para professores e outros profissionais de educação que acabaram de chegar para trabalhar na instituição.
2) Rodas de conversa
As rodas de conversa podem ser parte dos momentos de acolhimento e auxiliam na aproximação de professores com os alunos. Esse tipo de interação também permite ao professor detectar defasagens de aprendizado na turma, ao mesmo tempo em que ajuda educadores a conhecer mais sobre a personalidade de cada estudante e seus interesses.
A partir do que for dito na roda de conversa, o professor pode perceber as preferências da turma e planejar atividades que dialoguem com temas que os alunos gostam. Isso facilita a aprendizagem e engaja os estudantes nas tarefas.
3) Atividades lúdicas
As atividades lúdicas utilizam a imaginação e são boas maneiras de tornar a volta às aulas mais divertida. Jogos de mímica, contação de histórias, gincanas, práticas com tinta e papel e jogos de improvisação são exemplos de atividades que estimulam a criatividade. Além disso, elas contribuem para a criação de um ambiente de respeito, diálogo e colaboração.
Lembre-se de alinhar essas práticas com os objetivos de aprendizagem da BNCC em cada etapa de ensino e, também, com o que a escola estabeleceu em seu currículo. Com isso, desde o começo as atividades na sala estarão coerentes com os conhecimentos que a instituição quer desenvolver nos estudantes.
4) Formação de duplas ou grupos com os alunos
Duplas e agrupamentos são boas alternativas de trabalho no retorno às aulas após o recesso de julho e ajudam os estudantes a interagirem e se ajudarem. É possível, por exemplo, pedir para que os alunos façam duplas nas quais um contará ao outro o que fez nas férias e, depois dessa conversa, cada um escreverá um texto sobre o que o colega relatou.
Vale adaptar esse tipo de atividade à área do conhecimento que será trabalhada com os estudantes. Se possível forme duplas e grupos com alunos que tenham diferentes níveis de saberes, assim a colaboração será estimulada.
5) Tarefas de casa
As tarefas de casa são atividades que podem contribuir com o aprendizado. Essas lições têm potencial para estimular os estudos e acelerar a retomada do ritmo de estudo nos estudantes. As tarefas ainda são oportunidades para aproximar o conteúdo de sala de aula das famílias dos estudantes, o que também é importante para a relação da escola com a comunidade.
Assim como outras atividades, as tarefas também precisam ser relevantes para os estudantes e dialogarem com sua realidade e suas preferências. A prática também deve levar em conta os objetivos de aprendizagem para os alunos, para não ficarem deslocadas do currículo escolar.