Oferecimento

​​5 mitos sobre estudar com bolsa nos EUA que você não sabia

Existem diversos mitos sobre estudar com bolsa nos Estados Unidos que podem desestimular estudantes brasileiros

29 ago 2024 - 06h55
(atualizado às 18h24)
Resumo
Pesquisa mostra que maioria dos brasileiros gostaria de estudar fora do país, mas existem muitos mitos sobre bolsas de estudo e custos nos EUA.
​​5 mitos sobre estudar com bolsa nos EUA que você não sabia
Video Player

Segundo uma pesquisa realizada pelo BMI (Business Marketing International), 6 em cada 10 brasileiros gostariam de estudar fora do país, entre as mulheres o número aumenta, 7 em cada 10 gostariam de fazer uma graduação ou pós-graduação no exterior.  

Não há bolsas de estudo disponíveis

Um dos mitos mais prevalentes é a crença de que quase não existem bolsas de estudo para pós-graduação nos EUA. Existem oportunidades significativas, especialmente através de vagas de trabalho em departamentos universitários. Essas posições podem cobrir a mensalidade e ajudar com os custos de vida, embora não sejam formalmente classificadas como bolsas de estudo.

Publicidade

Estudar nos EUA é só para os ricos

Outro mito comum é que apenas pessoas ricas podem se dar ao luxo de estudar nos EUA. Na realidade, muitas universidades oferecem bolsas que cobrem integralmente ou parcialmente as despesas. Estudantes podem encontrar oportunidades que tornam a educação acessível, mesmo em instituições de alto custo.

É necessário ter um histórico acadêmico excepcional

Muitos acreditam que para conseguir uma bolsa de estudos é preciso ter participado de olimpíadas científicas ou ter um currículo impecável. Embora um bom desempenho acadêmico ajude, existem diversas bolsas que consideram outros fatores, como potencial e dedicação. Além disso, muitas universidades permitem que estudantes indecisos escolham suas disciplinas ao longo do primeiro ano.

Estudantes internacionais não recebem apoio

Há uma percepção de que estudantes estrangeiros não recebem suporte nas universidades americanas. No entanto, muitas instituições oferecem assistência acadêmica, incluindo tutoria e oficinas para ajudar na adaptação ao ambiente acadêmico e à língua inglesa. Professores e colegas geralmente estão dispostos a ajudar, tornando a experiência mais inclusiva.

É preciso ser fluente em inglês para conseguir uma bolsa

Um mito que desencoraja muitos estudantes é a ideia de que é preciso ser fluente em inglês para estudar nos EUA. Embora um bom nível de inglês seja vantajoso, muitos estudantes conseguem se adaptar e ter sucesso acadêmico mesmo com habilidades linguísticas limitadas. Programas de apoio estão disponíveis para ajudar na melhoria do inglês durante o curso.

Publicidade

Estudar nos EUA significa deixar suas raízes para trás

Outro equívoco é que estudar fora significa abandonar suas origens. Na verdade, muitos estudantes brasileiros mantêm suas conexões culturais e contribuem para a comunidade acadêmica, trazendo suas experiências e tradições para o campus. Isso é especialmente evidente em eventos organizados por estudantes brasileiros, que promovem a cultura do país.

Assista ao vídeo com Sara Stofela, uma das fundadoras do PHDNOSEUA.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se