O levantamento divulgado Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) aponta que 70% dos estudantes brasileiros das licenciaturas em cursos como matémática, física e ciências não concluem a formação. Os dados foram divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo.
Segundo o levantamento do Inep, cerca de 7 em cada 10 estudantes da formação de professores em ciências exatas que ingressaram na faculdade em 2012 já havia abandonado o curso em 2021. A taxa de conclusão é baixa nesses cursos; apenas 24% dos estudantes da licenciatura em física concluem o curso. Já as graduações para professores em matemática ou ciênias têm a taxa de conclusão ligeriamente mais alta, com 30% de alunos formados.
Os dados reforçam que desafios para o sistema educacional brasileiro passam também pela formação de professores. Além disso, os reflexos do baixo desempenho em disciplinas das ciências exatas no ensino fundamental e médio também refletem no futuro, com as dificuldades trazidas de uma educação básica ineficiente, além da baixa atratividade para a carreira docente e especializações à distância.
Matemática, por exemplo, é a área com piores resultados nas avaliações de larga escala. No País, apenas 5% dos estudantes que concluíram o ensino médio em escola público tiveram o aprendizado adequado em matemática, aprendendo a resolver problemas de porcentagem, por exemplo.
"Não há apenas um fator que explica a situação. Há, de início, um reflexo da própria educação básica, do fracasso no aprendizado de matemática. E a matemática tem conhecimento básico para aprender química e principalmente física. As reprovações são mais altas e isso colabora com a desistência", disse a diretora do instituto Reúna, Katia Smole, especialista em formação de professores em matemática, ao jornal.