Na quarta- feira, 10, aconteceu a primeira edição do Prêmio Educador Transformador, na Bett Brasil, maior evento de educação e tecnologia na América Latina, localizado em São Paulo (SP). De 70 finalistas, o prêmio elegeu sete educadores e projetos. A fase inicial contou com quase 3 mil ideias inscritas por professores de todas as partes do Brasil, disputando as categorias como: educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e finais, ensino médio, educação profissional, educação de jovens e adultos e ensino superior.
A iniciativa nasceu do ideal de reconhecer propostas capazes de oferecer um ensino inovador para o seguimento da educação em diversos níveis. Para o Presidente da Significare, Wellington Cruz, o volume de profissionais inscritos e presentes na premiação é um marco de potência para educação. “ A gente convida todos os professores que acreditam na educação transformadora a continuar com a gente para que juntos possamos transformar a educação”, acrescentou.
Os classificados de cada categoria terão direito a uma bolsa integral no curso de MBA em Educação Empreendedora e mais cinco bolsas integrais para as escolas de cada um dos professores, além do troféu e certificado.
As inscrições para a próxima edição do evento abrirão em junho. A premiação é uma parceria entre a Bett Brasil, Sebrae e Instituto Significare.
Conheça os projetos vencedores por categoria:
Educação Infantil
A professora Joana Bertoldi, de Brusque (SC), levou a vitória com o projeto “O Desenvolvimento do Pensamento Computacional e o Raciocínio Lógico na Educação Infantil”, que introduziu as crianças no universo da Robótica, por meio de atividades lúdicas desenvolvidas à medida que os materiais para esta oficina, oferecida no contraturno escolar, chegavam à instituição de ensino. O projeto foi aplicado na Escola de Ensino Fundamental Doutor Carlos Moritz.
Ensino Fundamental (anos iniciais)
A professora Cláudia Janaína Carneiro, de Campina Grande (PB), venceu com o projeto “O Protagonismo Infantil na Efetivação da Agenda 2030 – Estudos sobre Sustentabilidade”. A principal inovação educacional do projeto consiste na abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma prática e tecnológica, com a utilização de kits de robótica. A partir desse material, a turma montou protótipos de uma roda gigante e de um ventilador, que passaram a funcionar graças à energia solar, uma aula em que os alunos aprenderam, na prática, sobre o ODS 7 (energia limpa e acessível). O projeto foi aplicado na Escola Municipal Félix Araújo.
" Agora que eu ganhei esse prêmio eu me sinto ainda mais na obrigação de continuar transformando a vida dos meus alunos atraves da educação e impactando mais e mais pessoas", afirma Cláudia.
Na profissão há 18 anos, ela citou que esse não é o primeiro projeto dela e deu indícios de que não pretende parar em propostas de melhoria para educação e que tragam o papel de protagonismo para os estudantes ..aluno sair da habilidade passiva e ser ele o produtor do conhecimento, não o professor o centro do saber e o aluno ser protagonista."
Ensino Fundamental (anos finais)
O professor João Carlos Pereira Braga, de Belford Roxo (RJ), ganhou com o projeto “REcoin, o dinheiro que vem do lixo”. O REcoin é uma moeda lastreada em resíduos sólidos. A comunidade escolar tem a possibilidade de trazer os seus resíduos e trocá-los por “dinheirinho” (REcoin). Com o REcoin, todos podem comprar diversos produtos no Mercadinho REcoin ou investir no Título da Natureza. Com o dinheiro da venda dos resíduos sólidos, são comprados para o Mercadinho: materiais escolares e brinquedos educativos. O excedente é guardado para financiar eventos do projeto. O projeto foi aplicado na Escola Municipal José Pinto Teixeira.
Ensino Médio
O professor Rafael Herdy, de Belém (PA), conquistou a categoria com o projeto “Cargo PAVÚ: Uma Solução Inovadora para Organização Inteligente de Mercadorias no Interior de Diversos Veículos”. A partir de uma conversa dos alunos do clube de Robótica com vários profissionais do ramo de logística e transporte de cargas, o desafio consistia em tornar mais eficientes os procedimentos de organização de cargas no interior dos veículos de transporte de mercadorias, ao utilizar um scanner prototipado pelos próprios alunos trabalhando em conjunto, além de um aplicativo para indicar a maneira mais inteligente e eficiente de organizar as cargas, considerando as variáveis peso, volume e pontos de entrega das mercadorias transportadas. O projeto foi aplicado na Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias.
Educação Profissional
A professora Eukennya de Araújo Barbosa, de Recife (PE), venceu a posição com o projeto “Aproximação do Ensino Técnico às Experiências do Mundo do Trabalho”. A prática, aplicada junto a alunos do Ensino Médio Técnico em Logística, viabilizou o acesso a uma formação que ampliasse as chances dos jovens em início de carreira, por meio do desenvolvimento de novas competências profissionais, criação de sinergias com o setor da área de formação e promoção de oportunidades, experiência e novas perspectivas ao mundo competitivo do trabalho. O projeto foi aplicado na ETEPAM – Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães.
Formada em administração, agora a professora tem como meta expandir o projeto para outros estudantes como forma de promover acesso aos espaços que eles não estão incluidos. "Meu projeto nasceu a partir do pedido dos meus alunos em 2017. Mesmo com curso técnico há dificuldade desses meninos de se inserir no trabalho, falta competência, habilidade e desenvolver postura profissional, isso a gente só aprende fazendo e eles tiveram essa oportunidade com meu projeto", comenta.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
A professora Elaine Romanha, de Osasco (SP), levou o troféu da categoria com o projeto “São tantas emoções”. Fortalecer vínculos e promover o aprendizado a partir do conhecimento e possibilidades de expressar as próprias emoções foram os principais objetivos do projeto, implantado no CEU (Centro Educacional Unificado) José Saramago. A prática visou impactar, de forma positiva, a maneira de como os estudantes cuidam de sua saúde emocional, dentro do processo de ensino-aprendizagem, e desenvolver habilidades orais e cognitivas, essenciais para o bem viver e o aprender.
Ensino Superior
O professor Antonio Carlos Mariz Junior, de Brasília (DF), foi o campeão no quesito com o projeto “Podcast Educacional – Educast IESB”. A prática consistiu na produção (roteirização, gravação e finalização) de podcasts educacionais criados pelos alunos a partir de suas experiências no campo da Educação, promovendo ainda a inclusão digital (considerando que o conhecimento tecnológico nem sempre está presente como deveria na formação de futuros pedagogos), o empreendedorismo e o empoderamento feminino, já que a maioria dos graduandos em Pedagogia são mulheres. O projeto foi implantado no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).