Aluna é enviada para casa por vestir calças 'apertadas'

'Calças que servem em alguns alunos não vão vestir bem em outros', disse a diretora

9 set 2015 - 18h01

Uma adolescente inglesa foi constrangida no colégio após ser enviada para casa porque suas calças estavam “apertadas demais”. Harriet Dale estava entre o grupo de alunos que foram advertidos pelo colégio assim que chegaram para o começo de um novo ano letivo. As informações são do Daily Mail

A estudante de 15 anos, moradora da cidade de Stoke-on-Trent, foi alertada que suas calças não eram adequadas para o Colégio Trentham, onde saias foram banidas para não envergonhar os homens que trabalhavam no local.

Publicidade

Siga Terra Educação no Twitter 

Siga Terra Notícias no Twitter

Segundo Dale, outras garotas que vestiam a mesma calça não foram barradas. Porém, como suas pernas eram “maiores” que as delas, a estudante foi retida.

“Sei que tenho pernas mais grossas que outras pessoas, mas não precisam apontar isso”, afirmou a estudante que disse ter ficado com a autoconfiança abalada depois do episódio.

Publicidade
Harriet Dale, 15, disse que episódio abalou sua autoconfiança
Harriet Dale, 15, disse que episódio abalou sua autoconfiança
Foto: Facebook / Reprodução

Harriet ficou surpresa quando os professores pediram para que ela retornasse para casa e se trocasse ou iria para a detenção: “as pessoas foram claramente escolhidas”.

 “É muito desconfortável pensar que enquanto anda pelos corredores os professores estão te olhando de cima para baixo. Não sou a única pessoa que se sente assim”.

A mãe de Harriet, Helen, criticou o colégio pela ação. “Estou muito nervosa. Não acredito que a escola está causando uma confusão sobre uma coisa tão pequena. No ano passado foram as saias, agora são as calças”.

“Fico preocupada que esse episódio faça Harriet se preocupar com seu tamanho quando ela deveria ter preocupações muito maiores, como as provas. Este deveria ser o ano escolar mais importante para ela”, continua.

Publicidade

O código de vestimenta do Colégio Trentham já havia banido, meses atrás, o uso de saias. Segundo a diretora, Dr Rowena Blencowe, a ação foi tomada porque os professores se sentiam “envergonhados” quando as alunas subiam as escadas ou se sentavam. Agora, apenas calças de corte reto são permitidas no colégio.

Harriet acusou a escola de constranger os estudantes, mas Blencowe declarou que os alunos devem vestir “calças pretas, do tamanho certo” e não “jeans, leggings, calças justas ou de algodão, shorts ou moletom”.

“A maioria dos alunos apareceu na escola vestindo calças adequadas”, a diretora acrescenta. “Mas teve uma pequena parcela de estudantes mais velhos que decidiram testar os limites, 10 no total”.

“Eles dizem que nossas regras não foram claras, mas não é uma afirmação correta. Enviamos diversas cartas aos pais, além de um aviso em nosso site, até tivemos uma reunião sobre isso. As regras são claras e os pais devem se responsabilizar e checar se os filhos vão ao colégio com uma calça do tamanho correto. Calças que servem em alguns alunos não vão vestir bem em outros. Temos que estabelecer limites”. 

Publicidade
Fonte: Terra
Fique por dentro de vestibulares, Enem e dicas para a sua carreira!
Ativar notificações