Seis estudantes brasileiros vão demonstrar suas habilidades em matemática ao representar o País em uma competição na Romênia, a partir do próximo dia 25. Os brasileiros vão enfrentar adversários de países como Estados Unidos, Rússia, México e França. A 7ª edição da Romanian Master of Mathematics vai até o dia 1° de março na cidade de Bucareste.
A competição reúne representantes de países que tiveram bom desempenho na Olimpíada Internacional da Matemática. Serão dois dias de provas e em cada um deles os estudantes vão resolver três questões matemáticas dentro de um prazo estabelecido. Os vencedores recebem medalhas.
Esta será a segunda olimpíada internacional do estudante Gabriel Domingos, de 17 anos. Embora seu contato com a matemática seja constante, ele conta que durante as férias estudou para se preparar para a competição.
“Aposto que todos que vão participar passaram boa parte das férias estudando, fazendo exercícios”, disse. “A expectativa é sempre dar o melhor, mostrar o potencial, e a medalha é sempre bem-vinda”, acrescentou.
O líder da equipe brasileira, Bruno Holanda, conta que os estudantes que vão à Romênia já participaram de outros eventos nacionais e internacionais e estão preparados para enfrentar o desafio. Segundo ele, a maior premiação alcançada pelo Brasil nessa competição foi a medalha de prata e a expectativa é que este ano o desempenho seja semelhante ao obtido nos anteriores.
O benefício dos estudantes ao aprofundar o estudo da matemática vai além dos prêmios, na avaliação de Bruno Holanda. “O aluno começa interagir cedo com pessoas de outros países, conhecem outras culturas e tem um intercâmbio estudantil. Muitos dos que participam de olimpíadas internacionais conseguem entrar em boas universidade no Brasil e no exterior”. O líder ainda destaca que o reconhecimento obtido pelos jovens nesses eventos incentiva outros estudantes a se inscreverem em olimpíadas.
A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada, da Sociedade Brasileira de Matemática, com o apoio de diversos órgãos.