Alemanha quer flexibilização de lei de imigração para atrair novos trabalhadores

Manobra é vista como solução para enfrentar a falta de trabalhadores em setores essenciais e retardar o declínio demográfico no país

8 mai 2023 - 19h57
(atualizado às 22h07)
Ministro do Trabalho da Alemanha
Ministro do Trabalho da Alemanha
Foto: picture alliance / Colaborador pela coleção picture alliance de Getty Images

A Alemanha planeja flexibilizar a lei de imigração para atrair trabalhadores de diversas partes do mundo. A medida foi anunciada pelo ministro do Trabalho alemão, Hubertus Heil, em entrevista ao Financial Times

"Faltará à Alemanha 7 milhões de trabalhadores até 2035 se não fizermos algo", disse.

Publicidade

O projeto visa viabilizar, de forma menos burocrática, a entrada de imigrantes no país. Segundo a última pesquisa trimestral da Comissão Europeia, a falta de trabalhadores vem inibindo os níveis de produção das empresas alemãs na marca dos 42%, seguido da indústria com 34% e, por fim, o setor de construção batendo a casa dos 30%.

Com a reforma da ‘lei de imigração mais moderna da Europa’, o governo alemão prevê incentivar a entrada de novos talentos globais.

Os brasileiros devem ser um dos beneficiados com a reformulação do processo de imigração para Alemanha, já que, o ministro confirmou a vinda ao Brasil juntamente com a ministra de Relações Exteriores, Annalena Baerbock, para conversar sobre as oportunidades em vigor nas profissões de assistência. 

O que mudará com a nova lei

A estratégia adotada pelo governo Alemão faz parte do plano de absorção de mão de obra qualificada, um dos pontos de deficiência de algumas empresas, e é também uma forma de retardar o declínio demográfico, indicador que impacta no crescimento econômico de uma nação. Heil ainda completou que muitas empresas do setor da indústria temem a escassez de funcionários no mercado de trabalho, diante o cenário de aposentadoria da geração X, correspondente aos nascidos entre 1960 e 1970. 

Publicidade

As mudanças propostas na lei inclui:

• Permissão de trabalho aos estrangeiros mesmo sem uma qualificação profissional alemã mediante a comprovação de experiência e formação profissional;

• "Cartão oportunidade", que permitirá o acúmulo de pontos a partir da formação e trajetória profissional para quem tiver alguma conexão com o país, compreensão do idioma alemão e menos de 35. Ao atingir a quantidade suficiente de pontos, os candidatos poderão receber uma oportunidade de emprego;

A proposta já está em análise e deve ser aprovada nas próximas semanas pelo Parlamento. Se aprovada, os trabalhadores estrangeiros estarão sujeitos a menos formalidades regulatórias de imigração. 

O governo alemão estuda facilitar o direito à cidadania para os estrangeiros que atualmente não é concedida para países que estão fora do eixo europeu. 

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias de Educação e Carreira
Ativar notificações