Cargo com maior salário do Concurso Nacional Unificado tem mais de 160 mil candidatos

Remuneração para auditor-fiscal do trabalho é a maior entre os cargos do 'Enem dos Concursos'

26 set 2024 - 17h56
(atualizado às 20h06)
Dividido em oito blocos de conteúdo, o CNU foi realizado no dia 18 de agosto em dois turnos
Dividido em oito blocos de conteúdo, o CNU foi realizado no dia 18 de agosto em dois turnos
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Mais de 160 mil candidatos concorrem às 900 vagas disponibilizadas pelo Concurso Nacional Unificado (CNU) para o cargo de auditor-fiscal do trabalho vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego. A profissão é a que oferece o maior salário inicial: R$ 22.291,70.

O dado aparece na nova relação do número de candidatos por vaga do CNU, divulgada na quarta-feira, 25. Esta atualização exclui os inscritos que não compareceram às provas. Vale destacar que 309.645 candidatos se inscreveram para participar da seleção deste cargo, contudo, compareceram às provas o montante de 166.350 pessoas. 

Publicidade

A primeira edição do 'Enem dos concursos' foi realizada no dia 18 de agosto, em 228 cidades brasileiras. Ao todo, são ofertadas 6.640 vagas em 21 órgãos públicos.

Com o grande número de concorrentes para o cargo de auditor-fiscal do trabalho, a relação candidato/vaga é de 185 candidatos disputando uma vaga. A carreira, no entanto, não exige nenhuma formação específica para exercê-la. Por isso, qualquer pessoa que possuísse diploma de nível superior poderia concorrer. A carga horária é de 40 horas semanais, mas os postos de trabalho só serão divulgados após a nomeação dos candidatos aprovados. 

Aliás, a vaga não é a mais concorrida. O cargo de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com especialidade para engenharia civil, tem concorrência de 14.191 candidatos para uma única vaga.

Os resultados do CNU serão divulgados até o dia 8 de outubro. Nesta etapa, os selecionados deverão se preparar para o envio de títulos, no caso de vagas que exijam este requisito.

Publicidade

Os participantes também terão até o dia 9 de outubro para entrar com pedidos de revisão caso seja necessário. A lista final dos aprovados deve ser divulgada no dia 21 de novembro, para que as convocações para posse comecem em janeiro de 2025.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações