O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta segunda-feira, 19, a relação de candidatos por vaga de todos os cargos do Concurso Nacional Unificado (CNU). As provas do processo seletivo, que ficou conhecido como 'Enem dos Concursos', foram aplicadas no domingo, 18, para cerca de 1 milhão de pessoas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a relação, o cargo mais concorrido foi o de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, na especialidade de Engenharia Civil, que teve 28.534 candidatos para uma vaga.
O 'Enem dos Concursos' foi dividido em oito blocos, com variações de áreas, órgãos, especializações e níveis de ensino. Ao escolher um bloco, o candidato concorre à vaga de interesse e também a todas as outras oportunidades do bloco.
Confira a seguir a relação candidato/vaga de cada bloco e clique no link para ver de cada cargo:
- Bloco 1: Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 161,6
- Bloco 2: Tecnologia, Dados e Informação: 132,3
- Bloco 3: Ambiental, Agrário e Biológicas: 188,8
- Bloco 4: Trabalho e Saúde do Servidor: 339,7
- Bloco 5: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 294
- Bloco 6: Setores Econômicos e Regulação: 197,5
- Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública: 242,9
- Bloco 8: Nível Intermediário: 1.003,7
Pedro Assumpção Alves, membro do Grupo Técnico Operacional do concurso, explicou que a relação candidato/vaga não é um número absoluto, como em outros concursos, e não deve ser utilizada sem considerar a lógica do CNU.
"É importante reforçar que a mesma pessoa pode ter feito a inscrição para mais de uma vaga no mesmo bloco, por isso, a maioria apresenta uma relação maior que a média por bloco temático", disse.
"O candidato não precisa se assustar com os números por vaga, já que o número que importa é o por bloco. A vaga que ele vai conseguir depende do quão preparado ele estava na hora da prova", completa.
'Enem dos Concursos'
O concurso foi aplicado no domingo, em dois momentos. Pela manhã, com início às 9h e término às 11h30, os candidatos responderam a uma prova objetiva de conhecimentos gerais. À tarde, com início às 14h30 e término entre 17h30 e 18h, eles fizeram prova com 50 questões sobre conhecimentos específicos ao bloco temático.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, ao todo, foram mais de 2,1 milhões de candidatos inscritos disputando 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal.
Os cadernos de provas do CNU já podem ser consultados no site do governo ou no da Fundação Cesgranrio, responsável pelo concurso. O gabarito oficial será divulgado na terça-feira, 20, conforme o cronograma. A divulgação do resultado definitivo está prevista para 21 de novembro, enquanto a convocação para posse iniciará em janeiro de 2025.