Notas do 'Enem dos Concursos' são divulgadas nesta terça-feira; veja como é feito o cálculo

O bloco 4, que foi suspenso pela Justiça do Distrito Federal, não terá a divulgação de notas por enquanto

7 out 2024 - 09h20
(atualizado às 11h28)
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulga nesta terça-feira, 8, as notas finais das provas objetivas e as notas preliminares das provas discursivas e da redação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). As notas estarão disponíveis a partir das 10h na área do candidato, no site do CPNU, mesmo local em que o candidato fez a inscrição.

Serão divulgadas as notas dos blocos 1, 2, 3, 5, 6, 7 e 8 - o bloco 4 foi suspenso temporariamente por uma decisão da Justiça do Distrito Federal, após suspeita de vazamento da prova na aplicação em um colégio no Recife (PE). Segundo o MGI, a divulgação das notas deste bloco aguarda uma nova decisão da Justiça.

Publicidade

Os blocos de 1 a 7 referem-se a provas de nível superior. Para serem classificados, os candidatos precisam acertar ao menos 40% dos pontos das provas objetivas. Só então a prova discursiva é corrigida, e, nela, é desclassificado quem zera.

Os candidatos terão acesso aos números de acertos, a nota e a nota ponderada obtida nas provas objetivas de conhecimentos gerais. Nas notas das provas de conhecimentos específicos, que tinham pesos diferentes para cada eixo temático, o candidato verá o total de acertos e a nota obtida em cada eixo temático. Também serão apresentadas a nota total e a nota ponderada das provas de conhecimentos específicos. 

Com relação à correção da prova discursiva, para os candidatos de nível superior classificados na prova objetiva e que tiveram suas provas discursivas corrigidas serão apresentados os valores alcançados na prova quanto aos conhecimentos específicos (50% da nota) e quanto aos conhecimentos gramaticais (50% da nota), além do total obtido com o somatório das duas notas. 

Por fim, o candidato saberá o resultado para cada cargo em que se inscreveu no bloco em que concorreu, conforme os termos dos editais. A informação estará no campo “situação do cargo”, no extrato do resultado.

Publicidade

Já o bloco 8 refere-se a candidatos de nível médio. Para esses, é preciso acertar no mínimo 30% do total de pontos das provas objetivas, além de, novamente, não zerar a redação.

O ministério informou que os espelhos das provas discursivas ou da redação também serão disponibilizadas aos candidatos. Eles terão ainda um extrato do resultado, com detalhes das notas de cada uma das provas. Esse documento permitirá a cada candidato entender a composição de sua nota.

A pasta ressalta que a imagem do cartão-resposta das provas objetivas já foi disponibilizada e pode ser acessada na área do candidato.

O prazo para a interposição de eventuais pedidos de revisão das notas preliminares das provas discursivas e da redação deverá ser realizada em campo específico da área do candidato, nos dias 8 e 9 de outubro.

Como é feito o cálculo das notas

Blocos de 1 a 7:

Publicidade

Nos blocos de ensino superior, a nota ponderada é feita com os seguintes pesos: prova de conhecimentos gerais (0,25) + prova objetiva de conhecimentos específicos (0,50) + prova discursiva (0,20) + prova de títulos/experiência (0,05). 

Bloco 8:

Para os cargos de nível médio, a nota ponderada é feita com os seguintes pesos: provas objetivas (0,7) + redação (0,2) + prova de títulos/experiência (0,1).

Os candidatos habilitados para a prova de títulos, tanto dos blocos de nível superior, quanto do bloco 8, serão informados da convocação para realizar o envio dos documentos comprobatórios no campo “situação do cargo” no extrato do resultado. 

Conforme os editais, o envio dos documentos de titulação acadêmica e experiência profissional da etapa de avaliação de títulos deverá ser realizado na quarta e quinta-feira, 9 e 10 de outubro.

Publicidade

Quem não enviar os documentos nesse período, receberá nota zero na avaliação desta etapa, que é apenas classificatória. O MGI fez uma retificação recente nos editais do CPNU, no último dia 1/10, passando a exigir a autenticação em cartórios para mais documentos. É recomendado que a candidata ou candidato leia o conteúdo do edital de retificação para se informar das alterações específicas para os cargos aos quais concorre.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se