Uma questão da prova do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), aplicada no domingo, 18, abordou um vídeo que viralizou nas redes sociais no ano passado e mostra três universitárias debochando de uma colega de classe por ela ter 40 anos.
O tema da questão era o preconceito contra os idosos e questionava qual tipo de discriminação social correspondia ao que aconteceu no vídeo (idadismo, etarismo, ageísmo, racismo ou capacitismo).
Veja a questão, que estava na prova de conhecimentos gerais, no período da manhã, para cargos que exigem ensino superior:
Relembre o caso
Três estudantes universitárias de Bauru, no interior de São Paulo, fizeram um vídeo debochando da colega de curso por ela ser mais velha e dizendo que era para ela estar aposentada naquela idade, não na faculdade.
"Gente, quiz do dia: como ‘desmatrícula’ um colega de sala?", diz uma das alunas. Logo depois, outra responde: "Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada". "Realmente", concorda a terceira, que chega a dizer que a mulher "não sabe o que é Google".
O vídeo recebeu várias críticas e as jovens foram acusadas de etarismo. A universidade chegou a instaurar um processo disciplinar para investigar a situação e a estudante Patrícia Linares registrou um boletim de ocorrência contra as jovens.
Com a viralização do conteúdo, as três passaram a ser alvo de ameaças de morte e agressão, segundo elas mesmas. Pouco tempo depois, as três alunas envolvidas solicitaram a desistência da graduação à universidade, que confirmou a informação.
'Enem dos Concursos'
O concurso foi aplicado no domingo, 18, em dois momentos. Pela manhã, com início às 9h e término às 11h30, os candidatos responderam a uma prova objetiva de conhecimentos gerais. À tarde, com início às 14h30 e término entre 17h30 e 18h, eles fizeram prova com 50 questões sobre conhecimentos específicos ao bloco temático.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, ao todo, são mais de 2,1 milhões de candidatos disputando 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal.
Os cadernos de provas do CNU já podem ser consultados no site do governo ou no da Fundação Cesgranrio, responsável pelo concurso. O gabarito oficial será divulgado a partir de terça-feira, 20, conforme o cronograma.