Pesquisas realizadas indicaram uma correlação entre o clima e o desempenho cognitivo. Veja dicas para manter o foco no estudo e trabalho na estação mais quente do ano.
A estação mais quente do ano, o verão, não traz apenas o calor, mas também a dificuldade de concentração em atividades cotidianas, como estudo e trabalho. Não à toa, pesquisas realizadas nos Estados Unidos indicaram uma correlação entre o clima e o desempenho cognitivo durante tarefas que demandam maior atenção por parte das pessoas.
A pesquisa realizada pela Universidade de Harvard indicou que o corpo humano busca manter a temperatura interna em torno de 37°C. Quando essa temperatura é ultrapassada, o organismo pode enfrentar desidratação, resultando em dores de cabeça, tontura, visão turva, confusão mental e agitação. Em tais condições, torna-se difícil para qualquer pessoa manter a concentração nos estudos.
Além de afetar o desempenho intelectual, a exposição prolongada a ambientes quentes e abafados pode acarretar complicações graves, como insuficiência renal e até falência cardíaca.
É por isso que o Terra separou dicas para manter o foco no estudo e trabalho durante a estação mais quente do ano. Confira:
- Use roupas leves e confortáveis, de preferência aquelas confeccionadas com materiais e tecidos naturais que facilitam a transpiração corporal;