Você já ouviu falar em "licença por infelicidade"? Esse novo benefício foi implementado pelo empresário Yu Donglai, fundador e presidente da rede de varejo chinesa Pang Dong Lai, sediada na província de Henan, para seus funcionários.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O objetivo dessa política interna, segundo Donglai, é ajudar os seus colaboradores a alcançar um equilíbrio mais saudável entre vida pessoal e profissional.
De acordo com a CNBC TV, durante o evento China Supermarket Week 2024, o empresário explicou que os profissionais que estiverem estressados ou desanimados poderão tirar um dia de folga a qualquer momento. A licença conta com um limite de dez folgas por ano.
"Quero que todos os funcionários tenham liberdade. Todos têm momentos em que não estão felizes, então, se você não estiver feliz, não venha trabalhar", disse Donglai. "Esta licença não pode ser negada pela gerência. A negação é uma violação", completou.
Além do benefício, a empresa, que tem mais de 7 mil funcionários, conta com uma jornada de trabalho mais curta, com sete horas por dia. Os empregados, conforme a emissora, também folgam aos fins de semana, têm direito de 30 a 40 dias de folga remunerada por ano, e cinco dias de folga durante o Ano Novo Chinês.
Em um discurso em março, o empresário criticou a prática de empregadores que apoiam semanas de trabalho estendidas e afirmou que, ao garantir que seus funcionários tenham vidas felizes, seu negócio também se beneficiará.