Na história de Thiago Martello, aquele famoso meme que começa com "o início de um sonho" termina em "deu tudo certo". O empreendedor começou a carreira vendendo doces em semáforo e hoje é dono de uma empresa de educação financeira que participou até do reality show Shark Tank Brasil. Para tomar consciência dos gastos e evitar o 'vermelho', ele aposta no ensino de seu método próprio e dá dicas para empresários 'novatos'.
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A trajetória do empreendedor podia bem ser uma daquelas que comovem os espectadores de programas de auditório aos domingos. Isso porque Thiago começou sua vida profissional ainda muito novo, aos 9 anos de idade. Todos os dias, por anos, ele vendia doces em semáforos da Zona Leste de São Paulo para completar a renda familiar.
Mas não era só colocar os docinhos 'debaixo do braço' e partir para as vendas. Thiago lembra que, ainda pequeno, precisava tomar decisões estratégicas para evitar perder dinheiro.
"Gosto sempre de citar essa parte de minha história, pois aprendi muito com ela", diz, em entrevista ao Terra.
Antes de vender, ele comparava os preços dos fornecedores e calculava o valor que deveria cobrar nas balinhas para evitar prejuízo. Em um mundo ideal, essas preocupações não deveriam passar na cabeça de uma criança. No entanto, a necessidade fez com que o pequeno empreendedor dividisse a atenção entre estudos e brincadeiras com o negócio.
Mesmo assim, o empresário admite que a prática acabou ajudando-o a entender o valor do dinheiro e a reforçar a importância de saber lidar com ele.
"Entendo que comecei por uma necessidade, mas procuro extrair as lições que aprendi com essa fase. Me lembro que, naquela época, acabava ganhando quase três vezes o valor do salário mínimo, porque realmente conseguia vender bem e por um bom valor", argumenta Thiago.
Empresário que 'tira' do vermelho
O gosto pelas finanças que veio lá das vendas no semáforo foi decisivo para a escolha profissional. Thiago acabou se formando em Administração e fez pós-graduação em Gestão Financeira na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Hoje, a FGV é parceira do seu negócio.
A ideia de criar uma empresa que ajudasse as pessoas no gerenciamento de finanças se tornou real em 2015, quando fundou a Martello Educação Financeira. Através de metologia própria, Thiago lançou um livro e passou a atender pessoas em sua mentoria dentro da empresa.
Para ele, se tornar empreendedor foi natural, já que precisou 'vender seu peixe' desde criança.
"O empreendedor precisa saber oferecer seu produto ou serviço. Atualmente, quando realizo vendas na Martello, me lembro que foi no farol que comecei a aprender na prática como gerar valor ao que é ofertado", explica.
De 2015 para cá, a empresa que leva seu sobrenome já faturou mais de R$ 1 milhão. Boa parte desse dinheiro vem de casais que procuram a mentoria de Thiago para sair ou até mesmo evitar entrar no 'vermelho'. Até hoje, foram mais de mil casais e mais de 5 mil espectadores em palestras e eventos que fez.
Aos mentorados, o empresário faz questão de resgatar a história do semáforo que viveu ainda na infância.
"Costumo contar para meus mentorados e clientes que se minha família tivesse tido mais educação financeira, talvez eu não tivesse precisado ir trabalhar nas ruas tão cedo e não tivéssemos passado por tantas dificuldades. Por isso, eu enfatizo a importância de todos saberem lidar bem com dinheiro, e isso pode ser aprendido a qualquer tempo. Quanto antes, melhor", conta.
'Capturou' investidores no Shark Tank
Thiago já tinha mais de cinco anos atuando como dono da Martello Educação Financeira quando apareceu na televisão. Quem é empreendedor ou curte o ramo empresarial certamente já deve ter ouvido falar ou até maratonado o reality show Shark Tank Brasil, um formato da Sony que acompanha empresários tentando convencer investidores a apostarem em seu negócio. Na sexta temporada, o Thiago conseguiu a atenção de dois investidores.
Com o sócio Danilo Mendes, Thiago defendeu a empresa e o método 'Desplanilhe-se', e recebeu propostas de Caito Maia, fundador da Chili Beans, e Camila Farani, uma das maiores investidoras-anjo da América Latina. No fim do programa, a Martello acabou fechando com a proposta de R$ 180 mil feita pela empresária.
Dicas para novos empreendedores
Com uma caminhada extensa no mundo dos negócios e até aparição em um dos realities de maior sucesso no ramo, Thiago Martello considera três dicas essenciais na hora de empreender. Confira:
- Procure fazer do limão uma limonada: Se você precisa enfrentar determinadas dificuldades, concentre-se em arrumar oportunidades para resolvê-las no lugar de reclamar;
- Tire lições a respeito de tudo que acontece: Nem sempre as coisas serão fáceis, mas certamente todas as vivências trazem lições que podem ser aproveitadas agora ou no futuro;
- Estude o máximo que puder: Conhecimento é poder. Para alcançar patamares mais altos é preciso que você se dedique a aprender. Ninguém cresce continuando na zona de conforto.