A Justiça Federal determinou a suspensão, por tempo indeterminado, das próximas etapas do concurso público da Receita Federal. A seleção em andamento é para preencher 699 vagas de nível superior, sendo 230 para o cargo de auditor-fiscal e 469 vagas para o cargo de analista-tributário, com salários que podem atingir até R$ 21.029,09, além de benefícios.
A decisão resultou de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a União e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso. Isso ocorreu após a identificação de inconsistências nas provas objetivas e no conteúdo programático, levando ao pedido de anulação de algumas questões objetivas e discursivas.
Conforme a decisão emitida em 11 de outubro, o concurso deveria ser suspenso em 48 horas, sob ameaça de uma multa diária de R$ 10 mil.
Em nota, a FGV informou que cumprirá a determinação judicial e que está adotando todas as medidas cabíveis para reverter a referida decisão e retomar imediatamente o Curso de Formação Profissional.