Mineira e economista: saiba quem é a brasileira que ganhou um título da realeza britânica

Daniela Barone Soares, de 53 anos, é natural de Belo Horizonte, mas se mudou há 20 anos para a Inglaterra

17 jul 2024 - 19h18
(atualizado às 23h36)
Mineira e economista: Saiba quem é a brasileira que ganhou um título da realeza britânica
Mineira e economista: Saiba quem é a brasileira que ganhou um título da realeza britânica
Foto: Reprodução/Instagram

A economista Daniela Barone Soares, de 53 anos, recebeu no mês passado a informação de que irá ganhar o título real de Officer of the Most Excellent Order of the British Empire (OBE), em português, Oficial da Ordem do Império Britânico. A honraria é em reconhecimento por sua contribuição para o setor de impacto social. 

Em entrevista à Revista Piauí, ela detalhou que recebeu a informação em um envelope timbrado enviado pelo gabinete do primeiro-ministro, Rushi Sunak, com a frase: “On His Majesty’s Service” (A Serviço de Sua Majestade). “Minha primeira reação foi de extrema surpresa. Mas depois parei e pensei: não acredito. Fiquei muito feliz. Vivendo na Inglaterra por tantos anos, nos inteiramos do peso desta condecoração numa sociedade aristocrática”, comemorou. 

Publicidade

A recomendação pela honraria foi feita pelo primeiro-ministro, aconselhado por um comitê independente destinado apenas para esse tipo de homenagem. O título OBE poderá ser utilizado depois de seu sobrenome, para assinaturas e apresentações, e será divulgado pelo The Gazette, o diário oficial do país. Além disso, ela também irá receber uma medalha em uma cerimônia no Palácio de Buckingham.

Embora a sua atuação seja internacional, Daniela começou a dar os primeiros passos aqui, no Brasil. A economista é natural de Belo Horizonte, em Minas Gerias, e é formada pela Unicamp. O início da carreira no mercado financeiro foi no Citi, em São Paulo. Na Universidade de Harvard, cursou Administração e Gerenciamento de Negócios.

Seu perfil no LinkedIn mostra que ela passou por grandes empresas da área em grandes cidades, como Nova York, Boston e, por fim, Londres. Na capital britânica, ela atua há quatro anos como CEO da Snowball, um fundo de investimento voltado para a área de impacto e desenvolvimento sustentável. 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias de Educação e Carreira
Ativar notificações