O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, anunciaram, nesta quarta-feira, 5, que haverá a nomeação de excedentes do concurso do INSS.
Eles, porém, não disseram quando a convocação deve acontecer, mas que ela já foi encaminhada para o governo federal. A expectativa da pasta é que sejam nomeados mais 250 aprovados e alcançar, na sequência, o cadastro de reserva, que conta com 2.144 pessoas.
"Hoje temos pouco mais de 18 mil servidores empenhados em atender cada uma dessas vidas. E estamos muito felizes em receber mais servidores na equipe que tenham esse mesmo objetivo, essa mesma essência”, disse Stefanutto em coletiva à imprensa.
Reduzir a fila do INSS
A medida é uma das que foram anunciadas para tentar reduzir a fila do INSS, que ultrapassa o número de 1 milhão de brasileiros. Além da contratação de novos servidores, o governo deve anunciar nos próximos dias a volta do bônus de produtividade no INSS.
A longa fila e outras insatisfações com o funcionamento do órgão levaram ainda à exoneração do presidente interino Glauco Andre Wamburg, que foi anunciada no Diário Oficial da União desta quarta, junto com a nomeação de Stefanutto.