O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) recebe até esta quarta-feira, 10, inscrições para uma vaga de pesquisador. O projeto pretende mapear o universo das novas formas de viver nas periferias de São Paulo e, sobretudo, entender o que significa na prática ser mãe e pai, especialmente mãe solo e pai ausente.
As vagas são para graduados em Ciências Sociais. Giane Silvestre, uma das coordenadoras do NEV/USP, detalha o perfil do pesquisador ideal para o projeto.
"A ideia é selecionar um pesquisador com vivências em áreas periféricas e que já tenha uma experiência acompanhando estudos urbanos e sobre periferias. Essa pesquisa é de extrema importância para mapear novas configurações do viver/morar e do viver e habitar. Esperamos que com o diagnóstico a gente consiga conhecer melhor as vivências e subsidiar novas assistenciais e pensar novas políticas públicas", destaca.
O projeto é uma iniciativa do NEV/USP e conta hoje com o apoio da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e Fundação Tide Setubal.
- O candidato interessado precisará atender aos seguintes requisitos:
• Gaduado/a em Ciências Sociais ou Ciências Humanas, inclusive nas áreas de Comunicação, Educação, Assistência Social, Políticas Públicas, Saúde Pública e áreas afins;
• Experiência com pesquisa social;
• Interesse em temas relacionados aos estudos urbanos e sobre periferias;
• Vivência (preferencialmente experiência de vida) em territórios da periferia de São Paulo;
- Período da pesquisa:
• 10 meses, iniciando em junho de 2023;