O empreendedorismo sempre esteve presente no Brasil e, segundo o relatório GEM 2022, 67% da população adulta está envolvida com alguma atividade empreendedora, caracterizando a persistência dessa mentalidade em nosso cotidiano.
Falar de empreendedorismo nunca esteve tão em moda no Brasil. Seja em reportagens, na publicidade, em cursos ou palestras, é uma palavra praticamente onipresente em nosso dia a dia. Toda essa exposição faz parecer que é um movimento recente no mercado. Mas a verdade é que o empreendedorismo sempre existiu.
Do pipoqueiro na porta das escolas à manicure que abriu um salão de beleza, todos são exemplos de empreendedores. E essa atividade vem se desenvolvendo de maneira bastante significativa no país. De acordo com relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), 67% da população brasileira adulta está envolvida com alguma atividade empreendedora, o que representa cerca de 93 milhões de pessoas entre 18 e 64 anos.
Algo em comum entre esses profissionais é a capacidade de inovar, adaptar-se e perseguir objetivos com determinação. Essa mentalidade não se limita ao mundo dos negócios. Ela permeia todos os aspectos da vida e pode servir de exemplo para todos nós, tanto na vida profissional quanto na pessoal.
Afinal, o empreendedor costuma enxergar oportunidades onde outros veem obstáculos, e ser sempre questionador, buscando maneiras de melhorar. Possui a coragem para correr riscos calculados em busca de seus objetivos. Estes comportamentos impulsionam a inovação, ajudando a criar soluções originais para as necessidades e demandas que encontramos no cotidiano.
Mas existem ainda outros ensinamentos que os empreendedores nos deixam. No empreendedorismo está a capacidade de aprendizado e crescimento contínuos. Empreender é estar disposto a enfrentar fracassos e a transformá-los em conhecimento. É compreender que cada desafio superado é um degrau em direção ao sucesso. É utilizar a resiliência como aliada. Essa mentalidade nos ajuda a alcançar objetivos e desenvolver uma personalidade forte e adaptável, essencial em um mundo em constante evolução.