“Não faz sentido contratar pessoas inteligentes para dizer a elas o que fazer”. Esta citação costuma ser atribuída ao fundador da Apple, Steve Jobs. Independentemente da autoria da frase, o fato é que ela faz todo sentido para o funcionamento de uma organização. Embora a afirmação possa parecer paradoxal à primeira vista, ela destaca um princípio fundamental para o sucesso de qualquer empresa: permitir que indivíduos talentosos e inteligentes contribuam com suas perspectivas únicas e não simplesmente sigam ordens.
Quando pessoas com diferentes origens, experiências e habilidades trabalham juntas, elas agregam uma variedade de pontos de vista para resolver problemas complexos. É justamente por meio desta diversidade de ideias que uma empresa consegue impulsionar a inovação e a criatividade internamente.
Por outro lado, contratar pessoas sem permitir que elas contribuam ativamente com suas ideias não só desperdiça talentos e potencial, mas sabota a própria organização. Além de ser fundamental para a solução de problemas, a diversidade de ideias também é uma peça-chave para compreender as necessidades dos clientes.
As organizações que têm uma equipe diversa estão mais aptas a identificar e abordar as demandas variadas de seus clientes. Isso resulta em produtos e serviços mais personalizados e relevantes, aumentando a competitividade da empresa no mercado.
Temos observado, cada vez mais, as empresas entendendo as oportunidades de gerar valor por meio da diversidade dentro das organizações. Métricas de gênero, raça, orientação sexual, idade, entre outras, já estão muito presentes nas estratégias de recrutamento das organizações. Contudo, é necessário promover também a diversidade de experiências, pensamentos e habilidades. Isso inclui dar voz a pessoas com diferentes formações educacionais, áreas de especialização e abordagens.
No fim das contas, a suposta frase de Steve Jobs destaca a importância de contratar pessoas de grande potencial e, ao mesmo tempo, encorajá-las a contribuir com suas ideias e perspectivas únicas. Diante de um mundo — e, consequentemente, de um mercado — em constante movimento, este é o caminho para superar desafios e alcançar o sucesso a longo prazo.