Profissionais interessados em trabalhar com inteligência artificial precisam ser mais resilientes e flexíveis no trabalho, conforme apontou um estudo desenvolvido pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral. Segundo o levantamento, 23% das ocupações devem se modificar até 2027.
Com base no estudo, os novos cenários de transformação demandam profissionais com maior flexibilidade e habilidade para lidar com desafios no ambiente de trabalho. Para aqueles que desejam ingressar na área de Inteligência Artificial, será necessário um alto nível de adaptabilidade.
Para compreender quais são as habilidades mais desejadas para quem deseja trabalhar nessa área, o Terra conversou com João Duarte, CTO e co-fundador da edtech Trybe, e com Sergio Bonato, professor dos cursos de tecnologia da Universidade São Judas.
Para Sergio, as habilidades técnicas ou ‘hard skills’ necessárias para iniciar uma carreira na área de tecnologia estão centradas em Computação e Ciências Exatas. Isso inclui conhecimento em programação, especialmente em Python e R, habilidades em manusear grandes conjuntos de dados e a capacidade de escrever código para diversos modelos de aprendizado de máquina, aprendizado profundo e redes generativas. Entretanto, o professor também destaca que é de extrema importância ter as habilidades emocionais ‘soft skills’.
“A compreensão da área de negócio à qual os modelos de IA estão sendo aplicados e a capacidade de comunicação são essenciais. A capacidade de trabalho em equipe é fundamental para lidar com projetos complexos que precisam de resoluções de problemas, o pensamento analítico”, explica Sergio Bonato.
João Duarte, co-fundador da edtech Trybe, comenta que a utilização da IA no ambiente de trabalho pode ser uma maneira poderosa de aumentar a produtividade do funcionário. O especialista também elenca alguns pontos para quem deseja desenvolver algumas habilidades e aproveitar ao máximo as capacidades.
1. Compreensão Técnica:
Ter uma compreensão básica de como a IA e o aprendizado de máquina funcionam pode ser extremamente benéfico. Isso inclui entender, em alto nível, o que é a Inteligência Artificial e como ela funciona. Uma compreensão técnica ajudará a utilizar as ferramentas da melhor forma, identificar as oportunidades onde a IA pode ser aplicada para resolver problemas e melhorar processos.
2. Comunicação Clara:
A capacidade de comunicar-se claramente é crucial, especialmente quando se trata de escrever prompts [comandos] para IA ou explicar suas necessidades para um sistema de IA. Uma comunicação clara e eficaz ajudará a garantir que a IA entenda suas solicitações e forneça os resultados desejados. Além disso, a habilidade de comunicar complexidades técnicas de maneira simples para outros membros da equipe é igualmente importante.
3. Pensamento Crítico e Resolução de Problemas:
A IA é uma ferramenta poderosa para resolver problemas, mas requer um pensamento crítico humano para direcioná-la. Ser capaz de analisar problemas, identificar soluções potenciais e aplicar a IA de maneira criativa para resolver esses problemas é uma habilidade valiosa.
A habilidade de avaliar criticamente os resultados fornecidos pela IA e ajustar as abordagens conforme necessário é crucial para o sucesso.
Além dessas competências, a disposição para aprender continuamente e adaptar-se às rápidas mudanças na tecnologia de IA também é essencial. Com a evolução constante da IA, é crucial que os profissionais de tecnologia ou aqueles interessados na área mantenham-se atualizados sobre as últimas tendências e avanços, pois isso pode contribuir significativamente para otimizar a eficácia da IA no ambiente de trabalho.