Quais são as profissões do futuro? Descubra

De especialista em inteligência artificial a engenheiros robóticos, veja aqui quais são as profissões do futuro!

20 mai 2024 - 05h00
(atualizado em 7/10/2024 às 10h31)
Resumo
As profissões do futuro podem ser divididas entre as categorias de TI e desenvolvimento de sistemas, sustentabilidade, saúde, marketing, agricultura e educação.
Pessoas trabalhando lado a lado em suas mesas num grande e moderno escritório.
Pessoas trabalhando lado a lado em suas mesas num grande e moderno escritório.
Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash

Os trabalhos ligados à tecnologia e inovação são sempre lembrados quando falamos em profissões do futuro.

Em um mundo que evolui cada vez mais rápido, o panorama profissional é definido pelas constantes mudanças, que prometem revolucionar a relação com o trabalho. As carreiras que emergem nesse cenário vão desde especialistas em inteligência artificial a agrônomos.

Publicidade

Segundo a edição mais recente do relatório anual The Future of Jobs, divulgado em 2023 pelo Fórum Econômico Mundial, nos próximos cinco anos, o aumento da digitalização deve provocar mais rotatividade no mercado de trabalho, mas isso não deve ser motivo para preocupação. É esperado que cerca de 23% dos empregos mudem até 2027, com 69 milhões de novos empregos criados e 83 milhões eliminados.

O relatório indica uma tendência de aumento de vagas de emprego em áreas ligadas a:

  • Tecnologia;
  • Meio ambiente e sustentabilidade;
  • Agricultura;
  • Saúde;
  • Educação.
Uma mulher avaliando uma candidata em uma entrevista profissional.
Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash

Quais são as profissões do futuro?

As profissões do futuro podem ser divididas entre as categorias de TI e desenvolvimento de sistemas, sustentabilidade, saúde, marketing, agricultura e educação. Confira a seguir quais serão as profissões em alta!

• Analistas de segurança da informação: Especialistas em proteger sistemas e dados contra ameaças cibernéticas, implementando medidas de segurança e prevenção.

Publicidade

• Analistas e cientistas de dados: Profissionais que coletam, analisam e interpretam dados para extrair insights valiosos e embasar decisões de negócios.

• Engenheiro de computação em nuvem: Especialista em projetar, implementar e gerenciar sistemas baseados em nuvem, garantindo escalabilidade e disponibilidade de recursos.

• Especialista em Inteligência artificial: Profissional com conhecimentos em IA e machine learning, capaz de criar soluções inteligentes para diversas aplicações.

• Engenheiro de energia renovável: Profissional que projeta e gerencia sistemas de produção e uso eficiente de energia, visando a sustentabilidade e redução do impacto ambiental.

Publicidade

• Especialista em sustentabilidade: Indivíduo que implementa práticas sustentáveis em empresas, visando promover responsabilidade social e ambiental.

• Assistente de cuidados pessoais: Profissional que dá suporte a pessoas que necessitam de cuidados especiais, como idosos ou pessoas com deficiência.

• Especialista em transcrição médica: Responsável por transcrever registros médicos e relatórios de exames em ambientes de saúde.

• Preparador de equipes médicas: Profissional que auxilia na organização e preparação de equipes médicas para procedimentos e cirurgias.

• Especialista de Marketing digital: Profissional que planeja e implementa estratégias de marketing online para aumentar a visibilidade e alcance de uma marca.

• Especialistas em transformação digital: Profissionais que auxiliam empresas na adoção de tecnologias digitais e processos inovadores para melhorar a eficiência e competitividade.

Publicidade

• Growth hacker: Especialista em marketing focado em crescimento rápido e escalável, utilizando técnicas criativas e inovadoras para impulsionar o crescimento da empresa.

• Operadores de equipamentos agrícolas: Profissionais que operam máquinas e equipamentos utilizados na agricultura, buscando maior eficiência e produtividade.

• Professores de universidades e ensino superior: docentes qualificados para lecionar alunos em faculdades e em cursos de pós-graduação, como mestrado e doutorado.

Como escolher a melhor profissão?

As profissões do futuro estão ligadas à tecnologia e conhecimentos sobre esse universo, mas para saber como escolher a melhor profissão é preciso considerar suas aptidões individuais, além das habilidades emocionais. Essas são as qualidades que serão mais observadas pelos recrutadores.

Publicidade

Ainda assim, é preciso conhecer a fundo a área de atuação desejada e compreender os processos que fazem parte do dia a dia desses profissionais, antes de tomar a decisão qualquer decisão.

Como se manter relevante frente às profissões do futuro?

Considerando que o mercado de trabalho está em mudança, e novas vagas devem surgir em busca de profissionais para as profissões do futuro, é preciso que os candidatos estejam preparados para serem valorizados.

Por isso, é recomendado fazer cursos de atualização na área desejada, ou até investir em uma formação mais específica para se manter relevante no mercado.

Trabalhar as próprias soft skills, como a inteligência emocional, empatia e feedback assertivo, pode auxiliar o profissional a disseminar uma cultura mais colaborativa na empresa.

Publicidade

O aprendizado contínuo e a proatividade são protagonistas entre as competências mais buscadas pelo mercado de trabalho, isto é, quem investe na própria educação e continua aprimorando o repertório terá mais chances de se destacar.

Para continuar por dentro das novidades do mercado de trabalho, fique ligado no Terra Educar!

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias de Educação e Carreira
Ativar notificações