O repórter da TV Globo Tiago Eltz recebeu uma advertência da emissora após violar os princípios editoriais e fazer publicidade para um hotel de luxo. O 'jabá' --termo que se refere a presentes dados a jornalistas-- não é permitido e o profissional precisou apagar as publicações que tinha feito para divulgar o lugar.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A informação foi divulgada pelo site Pop TV na segunda-feira, 22. De acordo com o portal, a emissora confirmou que a conduta do repórter especial do Jornal Nacional causou uma investigação no departamento de Compliance.
Nas publicações, o jornalista elogiou bastante o lugar, que tem diárias que podem chegar a R$ 1.498,00. Ele também falou muito bem do restaurante do hotel, que pertence a Ieda de Matos, jurada do Iron Chef Brasil, reality da Netflix.
Segundo os Princípios Editoriais da emissora, que está disponível publicamente no portal g1, "é imprescindível que o jornalista da Globo evite a percepção de que faz publicidade, mesmo que indiretamente, ao citar ou se associar a nome de hotéis, marcas, empresas, restaurantes, produtos, companhias aéreas" e informa que "o jornalista deve zelar para evitar tais ocorrências".
Nas redes sociais, o repórter não fez novas publicações e nem se pronunciou sobre o caso. O Terra entrou em contato com a emissora para que pudesse confirmar a ocorrência, mas ainda não obteve resposta.