Tenha ouvido de penico e procure as más notícias: conselhos de veterano que liderou Telemar e Sharp

Com passagem também pela Vale e outras empresas, o executivo Manoel Horácio conta os bastidores da trajetória profissional nesta edição da série 'DNA da Liderança'

1 jul 2024 - 09h41
(atualizado às 19h11)

Do quintal de sua casa na zona sul da capital paulista onde vive com Maria Lúcia e Serena (pet da família), Manoel Horácio exibe a concretização de um sonho antigo: o próprio vinho, feito em um vinhedo localizado em Mendonza, região argentina de Cuyo. Mesmo com uma produção relativamente expressiva, cerca de 10 mil garrafas por ano, o negócio não é a razão que tornou Horácio um dos executivos mais renomados do País. Nascido em Portugal, ele migrou para o Brasil com os pais e os irmãos ainda na infância. Sem conexões, plano de carreira e influência familiar, Horácio alcançou cargos de liderança no mundo corporativo antes dos 30 anos.

Durante a trajetória profissional, o executivo não só foi cortejado por grandes empresas, como também ocupou o topo do alto escalão em corporações de bilhões. Suas passagens pelo Grupo Sharp, Ericsson, Banco Fator, Vale e Telemar (atual Oi) e outras empresas são marcadas por premiações, momentos solitários, conflitos com acionistas e situações que envolviam a vaidade de outros líderes.

Publicidade

Segundo Horácio, a essência de um líder pode ser capturada no poema que abre a autobiografia "O Equilibrista", escrita por Ricardo Reis, um dos heterônimos de Fernando Pessoa. Leia abaixo:

"Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa.

Publicidade

Põe quanto és

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilhe, porque alta vive."

Fique por dentro das principais notícias de Educação e Carreira
Ativar notificações