‘Brain rot’ é a palavra do ano eleita pelo Dicionário Oxford, conforme divulgado nesta segunda-feira, 2. A expressão, que significa cérebro podre, ou podridão cerebral, foi escolhida por mais de 37 mil pessoas em votação pública.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A definição do termo, de acordo com a Oxford, é: “a suposta deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, especialmente vista como resultado do consumo excessivo de material (agora particularmente conteúdo online) considerado trivial ou pouco desafiador. Também: algo caracterizado como provável de levar a tal deterioração”.
De acordo com pesquisadores da instituição, o termo foi utilizado 230% mais entre 2023 e 2024 – principalmente em contextos de preocupações sobre o impacto do consumo excessivo de conteúdos online de baixa qualidade, como das redes sociais.
“Olhando para a Palavra do Ano de Oxford nas últimas duas décadas, você pode ver a crescente preocupação da sociedade com a forma como nossas vidas virtuais estão evoluindo, a forma como a cultura da internet está permeando muito de quem somos e do que falamos”, disse Casper Grathwohl, presidente da Oxford Languages.
Para ele, 'brain rot' fala sobre um dos perigos percebidos da vida virtual e de como a sociedade está usando seu tempo livre. “Parece um próximo capítulo legítimo na conversa cultural sobre humanidade e tecnologia. Não é surpreendente que tantos eleitores tenham adotado o termo, endossando-o como nossa escolha este ano”, complementou.
A expressão ‘cérebro podre’ concorreu com outras cinco neste ano. Confira as palavras e seus significados de acordo com o Dicionário Oxford:
“Slop”: Arte, escrita ou outro conteúdo gerado usando inteligência artificial, compartilhado e distribuído on-line de forma indiscriminada ou intrusiva e caracterizado como sendo de baixa qualidade, não autêntico ou impreciso;
“Romantasy”: Um gênero de ficção que combina elementos de ficção romântica e fantasia, geralmente apresentando temas de magia, sobrenatural ou aventura ao lado de um enredo romântico central;
“Lore”: Um conjunto de (supostos) fatos, informações básicas e anedotas relacionadas a alguém ou algo, considerados como conhecimento necessário para a compreensão completa ou discussão informada do assunto em questão;
“Dynamic pricing”: A prática de variar o preço de um produto ou serviço para refletir as mudanças nas condições de mercado; em particular, a cobrança de um preço mais alto em um momento de maior demanda;
“Demure”: De uma pessoa; reservado ou contido em aparência ou comportamento. De vestimenta: não chamativo, ostentoso ou excessivamente revelador.