Além de garantir vagas em universidades federais e particulares, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permite que estudantes consigam o certificado de conclusão do Ensino Médio. Para isso, é preciso que candidato tenha mais de 18 anos e alcance a nota mínima para conseguir pedir a certificação.
Foi assim que o estudante de administração Felisvaldo Novaes, 23, de São Paulo (SP), conseguiu concluir seus estudos. Atualmente trabalhando na área financeira de um grupo educacional, Felisvaldo abandonou os estudos logo após a oitava série e buscou uma solução rápida para recuperar o tempo perdido.
"Tive uma adolescência conturbada e acabei deixando os estudos de segundo plano. Chegou um momento que vi que não podia ficar mais parado e precisava arranjar uma solução para minha carreira. Me comparei a amigos que haviam terminado os estudos, que estavam numa situação melhor", conta o estudante, que conseguiu o diploma em 2010 e ingressou no Ensino Técnico. Anos depois, ele recorreu ao Enem novamente para conquistar uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).
Felisvaldo é apenas um dos milhares de inscritos que conseguiram o diploma do Ensino Médio através da prova. Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) o número de pessoas que pedem a certificação cresce a cada ano. Em 2012, foram 638.180 solitações e em 2013, 784.830. Dos mais de 8,7 milhões inscritos em 2014, 997.131 informaram que gostariam de conseguir o diploma através da prova. O Inep não disponibiliza o número de aprovados através desse recurso.
Para pleitar a certificação é preciso informar na inscrição da prova que o candidato deseja usar seu resultado para obter o diploma. A nota mínima é de 450 pontos em cada área do conhecimento, além de 500 pontos na redação. Após a divulgação dos resultados, em janeiro, o estudante deve procurar a Secretaria de Educação da sua cidade para fazer o certificado.
Caso estudar para a prova pareça algo complicado para quem, por algum motivo, abandonou a escola, Felisvaldo conta como conseguiu se preparar antes do Enem: "vi vídeos no Youtube do conteúdo que caia na prova e revisões dos anos anteriores, para ver se dentro do que eu tinha estudado eu conseguiria responder as perguntas".
"Se a pessoa precisa de uma solução rápida, acho uma boa fazer assim. Mas se a pessoa tem a oportunidade de frequentar a escola, vá. Hoje sinto falta de conteúdos do Ensino Médio na faculdade", afirma o estudante.
A prova do Enem desse ano será realizada nos dias 24 e 25 de outubro. A prova registrou uma queda no número de inscritos em relação ao ano passado. Em 2015 foram mais de 7,7 milhões de inscritos. 446,952 dos candidatos não estão cursando o ensino médio.