A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou nesta quinta-feira, 15, que o governo federal está avaliando a possibilidade de uma segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) no ano que vem. O "Enem dos Concursos" será realizado pela primeira vez no próximo domingo, 18, em 228 cidades brasileiras.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No entanto, a confirmação de uma nova edição do CNU só será feita até março do ano que vem. Caso isso se concretize, as provas devem ocorrer em agosto de 2025. "Vamos fazer o balanço e no segundo semestre tomar essa decisão para até o início do ano que vem, se tiver um novo, a gente anunciar e publicar o edital", disse a ministra.
De acordo com Esther, o planejamento é que a prova ocorra antes das eleições de 2026. Outra novidade, segundo a ministra, é que há expectativa para que mais 7 mil vagas sejam liberadas e, com isso, chamar os concurseiros do cadastro reserva do CNU.
As provas estavam previstas para ocorrer no dia 5 de maio, mas, em razão das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, o cronograma foi alterado para que o público não fosse afetado. Mais de 2 milhões de pessoas concorrerão a 6 mil vagas em 21 órgãos federais.