CNU: saiba como acessar as notas da prova escrita dos candidatos reintegrados

'Enem dos Concursos’ teve mais de 32 mil candidatos reintegrados, e lista final de aprovados foi adiada para fevereiro de 2025

9 dez 2024 - 08h49
(atualizado às 10h38)
Resumo
Notas preliminares da prova discursiva do Concurso Nacional Unificado (CNU) foram divulgadas e candidatos reintegrados podem pedir revisão
Saiba como verificar notas do CNU
Saiba como verificar notas do CNU
Foto: Governo Federal/Divulgação / Estadão

As notas preliminares da prova discursiva e da redação do Concurso Nacional Unificado (CNU) dos candidatos que foram reintegrados ao exame após decisão judicial foram divulgadas nesta segunda-feira, 9, pelo governo federal. 

No site da Fundação Cesgranrio, é possível consultar os resultados na área do candidato. Os participantes também podem checar a própria situação no concurso na página, caso tenha sido alterada devido aos processos judiciais.

Publicidade

A correção da prova escrita dependia do número de acertos do candidato na prova de múltipla escolha, segundo as notas de corte definidas pela Fundação Cesgranrio.

As notas dos candidatos reintegrados na prova de múltipla escolha foram divulgadas no dia 25 de novembro.

Caso o candidato não tenha ficado satisfeito com a pontuação na prova discursiva, ainda é possível pedir revisão. Os interessados precisam enviar o pedido de revisão até esta terça-feira, dia 10 de dezembro.

Como pedir a revisão?

Primeiro, é preciso conferir a prova digitalizada na página oficial do CNU. Para isso, faça login com a conta gov.br, acesse o menu “Interposição de recursos" e baixe a imagem.

Publicidade

O pedido de revisão da nota precisa ser feito na mesma página. O candidato deve enviar uma petição à Fundação Cesgranrio, isto é, um documento formal descrevendo os fatos e pedindo uma providência.

É importante que o candidato não se identifique no pedido de revisão, já que, caso o documento contenha sinais de identificação, o pedido será automaticamente indeferido.

Também vale lembrar que a revisão pode manter, aumentar ou até diminuir a nota do candidato.

Os candidatos saberão se o pedido de revisão foi aceito a partir do dia 20 de dezembro, na página oficial do concurso. Apenas os pedidos aceitos (deferidos) terão suas decisões publicadas.

Será possível pedir a revisão da prova de títulos e do resultado do procedimento de verificação, para quem concorre às vagas por cotas.

Publicidade

Quais são os prazos?

  • 15 e 16 de janeiro de 2025: período destinado à apresentação de recursos relacionados ao resultado preliminar da análise de títulos.
  • 17 e 18 de janeiro de 2025: período para apresentação de recursos referentes aos resultados preliminares da verificação da autodeclaração dos candidatos que disputam vagas reservadas para negros e indígenas, bem como da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam pessoas com deficiência.

O CNU terá ainda o procedimento de verificação para os candidatos que concorrem às vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Dessa forma, a lista final de aprovados no CNU, que estava prevista para o dia 21, foi adiada para 11 de fevereiro de 2025.

Reintegração

Em novembro, dois fatores principais resultaram na reintegração de mais de 32 mil candidatos ao concurso:

  • Assegurar a correção das provas escritas dos candidatos que disputam vagas reservadas para negros, em número proporcional ao dos participantes da ampla concorrência;
  • Anular a desclassificação dos candidatos que não preencheram corretamente uma das formas de identificação do gabarito, seja pela marcação da "bolinha" ou pela escrita da frase na capa.
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se