Aparentemente, nunca se escreveu tanto. Trocamos os telefonemas por chats de texto no Whatsapp, as conversas ao vivo por textões no Facebook, os hobbies que eram só para consumo interno por blogs especializados - literatura, culinária, casamento, e por aí vai.
Siga Terra Educação no Twitter
Siga Terra Notícias no Twitter
Esta tendência faz com que mais e mais gente queira aprender a escrever melhor - e essa lacuna é preenchida por cursos de escrita criativa. Quem afirma são os professores que oferecem oficinas virtuais e presenciais pelo País. De acordo com eles, o interesse pelo assunto é forte e vem das mais variadas áreas de atuação.
Segundo a jornalista Cristiane Lisbôa, a maior parte dos alunos não é das áreas de Letras ou Comunicação, como muitos podem pensar. Há três anos, ela dá aulas de escrita de não ficção destinadas a pessoas que precisam melhorar a escrita no dia a dia. “Já tive alunos de vários ramos, incluindo uma lutadora de MMA e uma parteira. Bons profissionais estão em constante transformação, sempre buscando aprender e se comunicar melhor.”
Mas não é de hoje que o assunto atrai o interesse do público. No Brasil, o ensino da modalidade se consolidou com o trabalho do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, que 30 anos depois, ainda continua ministrando uma oficina de criação literária na PUC, no Rio Grande do Sul. Autores como Daniel Galera e Michel Laub passaram por lá, mas muitos advogados, jornalistas e publicitários também.
Considerada uma das instituições que são referência no assunto, a PUCRS iniciou neste ano uma modalidade de ensino a distância para a área. De acordo com Bernardo Bueno, um dos ministrantes do curso que começou em março, a oficina veio para suprir a demanda de pedidos que surgem de várias regiões do País. “Foi um sucesso. Nós recebemos inscrições de pessoas vindas de todo o Brasil e de idades que vão dos 18 aos 70 anos. Geralmente são pessoas que não tiveram oportunidade de estudar esse assunto antes e querem experimentar. De 2006 pra cá, dá pra notar pessoas de diversas áreas procurando esse tipo de curso.”
É o caso de Luana Sarantopoulos, administradora e blogueira, que utilizou as lições aprendidas em um curso que fez em São Paulo não apenas na rotina, mas também para realizar um sonho. “O curso foi um divisor de águas. Eu tinha muitas ideias boas, mas, sem colocar no papel de uma forma bacana, elas seriam só ideias boas. Hoje, eu consegui terminar de escrever meu primeiro livro, graças ao curso.”
Se interessou pelo assunto? Confira abaixo cinco oficinas virtuais e presenciais para participar.
Escrita criativa: o texto narrativo (PUCRS)
Ao longo do curso serão feitos debates e discussões pela Internet, leitura de textos literários e teóricos, exercícios de escrita e outras atividades. A duração é de 50 horas, sendo cerca de cinco horas de estudos semanais. Os ministrantes do curso são Bernardo Moraes Bueno e Paulo Ricardo Kralik Angelini. Mais informações no site.
Oficina de criação literária online 2015 (Escrita Criativa)
O curso a distância traz atividades lidas e comentadas pessoalmente pelo professor, jornalista e escritor Marcelo Spalding. Ao todo são 30 horas/aula ao longo de três meses de curso. Mais informações no site.
Curso de escrita criativa (Fábrica de Textos)
O curso é composto por oito aulas, sendo uma por semana, com duração de três horas cada. O aluno irá planejar, escrever e construir um livro que será apresentado na última aula. A escritora, editora e agente literária Sonia Belloto é quem ministra as aulas. Mais informações no site.
Curso de criação em escrita (Go, Writers)
As aulas são de escrita de não-ficção para quem precisa ser criativo e produzir textos ou conteúdos que conversem com o leitor. É feito apenas na modalidade presencial, mas a oficina é levada para diversas áreas do país. A professora é a jornalista e escritora Cristiane Lisbôa. Mais informações no site.
Jardineiro de ideias (Ficção em Tópicos)
A oficina de escrita criativa apresenta técnicas como ferramentas para explorar e desenvolver universos de ficção. É totalmente online, podendo ser feita de qualquer lugar. Mais informações no site.