A conclusão é a parte final de uma redação. E, como último parágrafo do seu texto, precisa ter alguns elementos importantes, como um tom de encerramento e o reforço do ponto de vista desenvolvido ao longo do texto. O ideal é que a conclusão leve o leitor a refletir sobre as suas ideias a respeito do tema da redação.
Neste texto reunimos algumas dicas de como finalizar o texto dissertativo-argumentativo. Continue a leitura e veja também exemplos de boas conclusões para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, como Fuvest, Unesp e UERJ.
Bons estudos!
Como concluir uma redação?
1) Retome o tema da redação
De forma clara e objetiva, retome na conclusão o tema da redação e o seu posicionamento central. Isso pode ser feito com o uso de palavras-chave, por exemplo.
2) Relembre as propostas de intervenção
Relembre os tópicos que foram trabalhados no desenvolvimento do seu texto. O objetivo não é explicar tudo de novo, mas amarrar as ideias para o leitor refletir sobre o assunto.
3) Use uma frase de efeito
Você pode terminar a redação com uma frase de efeito que enfatize o seu ponto de vista e chame a atenção de quem está lendo.
4) Não acrescente nada novo
O último parágrafo do seu texto não é o momento de introduzir outros pontos de discussão. Por isso, evite apresentar novas informações;
5) Cuidado com o tamanho parágrafo
A conclusão não pode ser o parágrafo mais extenso da redação. O ideal é tentar usar de 8 a 10 linhas.
Veja um exemplo de redação e como a conclusão foi construída:
Tema: "Tudo bem não estar bem? A tristeza em tempos de felicidade compulsória".
Na obra "Sociedade do cansaço", Byung Chul Han analisa a transição da sociedade disciplinar foucaultiana para a sociedade do desempenho, na qual o sujeito internalizou as cobranças tornando-se gestor de si. Nesse processo, segundo o sociólogo, o discurso da positividade foi fundamental para promover a motivação e construir uma utopia em que impera a felicidade. Sob essa lógica, a ideia de estar sempre alegre sobrepôs-se ao discurso de que "está tudo bem não estar bem", criando uma espécie de ditadura da felicidade. Nesse contexto, observa-se a tentativa de aniquilar a tristeza em tempos de felicidade compulsória como forma de atender às demandas de produtividade do capitalismo, o que resulta em diversos transtornos psicológicos.
Em primeiro lugar, é notório pontuar a relação entre as exigências do mercado e a supressão do sofrimento. No sistema capitalista neoliberal, a competitividade voraz demanda altos níveis de produtividade e eficiência. Ainda que tais padrões restrinjam-se às máquinas, frases motivacionais e a ilusão de realização propagadas por essas frases perpetuam a necessidade de dedicação integral ao trabalho, sem que haja desperdício do tempo com sofrimentos considerados banais e capazes de reduzir a produtividade. Essa anulação da tristeza através da positividade motivacional é percebida, por exemplo, em posts do Twitter que, pautados na máxima "Yes, we can!", criticam a desistência da ginasta estadunidense em participar das Olimpíadas de Tokyo para priorizar a sua saúde mental. Dessa forma, observa-se a composição de um viés estimulante, internalizado no senso comum, através da demanda por um estado constante de felicidade. Essa condição que visa aproximar o homem de uma máquina, impede que a tristeza prejudique o mercado, como ressalta a obra de Byung Chul Han.
Consequentemente, essa ditadura da felicidade cria um cenário ilusório de realizações inalcançáveis, gerando uma realidade propícia ao aumento de doenças psíquicas. Ao passo que o sujeito assume a felicidade como dever e cobra-se para alcançá-la, ele omite sua tristeza e colabora com a construção de tal falácia. A exemplo disso está o uso das redes sociais para compartilhar apenas momentos divertidos e conquistas, promovendo a impressão errônea de que essas fotos são equivalentes à totalidade. Diante dessa ficção, aumenta-se a frustração causada pela interpretação da tristeza como caso isolado e como símbolo do fracasso, podendo desencadear quadros de depressão e ansiedade. Assim, percebe-se o malefício provocado por essa tirania que oprime a tristeza e cria mecanismos para disfarçá-lo.
Portanto, a tristeza é suprimida em tempos de felicidade compulsória, haja vista que o sofrimento representa um fator capaz de reduzir a produção do trabalhador e ameaçar a lógica da motivação. A partir da promoção de uma ilusão, a felicidade parece reinar e não alcançá-la gera uma série de transtornos à saúde, afinal o homem não é uma máquina.
(Texto retirado da apostila com redações acima da média da Unesp, organizada por alunos).
Análise da conclusão:
• Retomada do posicionamento central: "a tristeza é suprimida em tempos de felicidade compulsória".
• Retomada de ideais centrais do desenvolvimento 1: "que o sofrimento representa um fator capaz de reduzir a produção do trabalhador e ameaçar a lógica da motivação".
• Retomada de ideais centrais do desenvolvimento 2: "a partir da promoção de uma ilusão, a felicidade parece reinar e não alcançá-la gera uma série de transtornos à saúde".
Quais são os 5 elementos da conclusão da redação do Enem
Embora a redação do Enem também seja um texto dissertativo-argumentativo, a conclusão é um pouco diferente. O exame pede que o aluno faça uma proposta de intervenção no último parágrafo do texto. Mas o que isso significa?
É necessário elaborar uma ação que ajude a enfrentar o problema que foi discutido na redação. Essa sugestão não precisa ser uma solução definitiva para a questão, mas deve ser uma medida possível de ser colocada em prática e que respeite os direitos humanos.
A proposta de intervenção do Enem deve apresentar cinco elementos, cada um valendo 40 pontos. São os seguintes:
1) Agente (quem?): citar quem vai realizar a intervenção que você propõe. Exemplo: órgãos públicos ou privados, ONGs, etc.;
2) Ação (o que deve ser feito?): dizer o que precisa ser feito para enfrentar o problema. Essa ação deve ser específica e relacionada ao que foi discutido ao longo do texto;
3) Modo/Meio (como? por meio do quê?): explicar como a ação vai ser desenvolvida, colocada em prática. Quais medidas deverão ser tomadas para que a ação seja efetivada?;
4) Efeito (para quê?): citar qual é a finalidade dessa ação. Qual o efeito dela no problema? O que se pretende alcançar?;
5) Detalhamento (explicação e exemplos): incluir uma informação complementar de algum dos elementos anteriores. O aluno pode escolher qual elemento quer detalhar: agente, ação, modo/meio ou efeito. Esse detalhamento deve ser uma exemplificação, uma especificação, uma explicação ou uma justificativa.
- Veja exemplos de conclusão do Enem com a proposta de intervenção:
Exemplo 1:
Então, cabe ao Estado o papel de promover campanhas publicitárias que alertem e conscientizem a população sobre a importância sobre a informação dos produtos e serviços contratados virtualmente, além de garantir a segurança dos dados bancários e pessoais dos usuários através de políticas que exijam dos sites informações claras sobre o sigilo dos seus dados. Dessa forma, é inegável que a manipulação de comportamento virtual da população será combatida salvaguardando o direito ao lazer e ao entretenimento seguro garantido pela Constituição Brasileira de 1988.
(Texto retirado do apostila do Inep, Enem Redações 2019).
Análise da conclusão
• Agente: "o Estado".
• Ação: "garantir a segurança dos dados bancários e pessoais dos usuários".
• Modo/meio: "através de políticas que exijam dos sites informações claras sobre o sigilo dos seus dados".
• Efeito: "dessa forma, é inegável que a manipulação do comportamento virtual da população será combatida".
• Detalhamento do efeito: "salvaguardando o direito ao lazer e ao entretenimento seguro garantido pela Constituição Brasileira de 1988".
Exemplo 2:
Portanto, o registro civil deve ser incentivado de maneira mais efetiva no país. O Estado criará um mutirão nacional intitulado "Meu Registro, Minha Identidade". Esse projeto funcionará por meio da união entre movimentos sociais, comunidades locais e órgãos governamentais municipais, estaduais e federais, visto que é necessária uma ação coletiva visando a consolidação da cidadania brasileira. Com o trabalho desses agentes, serão enviados profissionais a todas as cidades em busca de pessoas que, finalmente, terão suas certidões de nascimento confeccionadas, além de receberem acompanhamento e incentivo para a realização de cadastro em outros serviços importantes do sistema nacional. Por conseguinte, o Brasil estará agindo ativamente para reparar suas injustiças históricas e para solidificar sua democracia, de maneira que os seus cidadãos sejam vistos igualmente.
(Trecho da redação nota 1.000 de Gabriel Borges, Enem 2021. Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil).
Análise da conclusão
• Uso de conectivo, retomada da tese, agente e ação: "Portanto, o registro civil deve ser incentivado de maneira mais efetiva no país. O Estado criará um mutirão nacional intitulado 'Meu Registro, Minha Identidade'".
• Explica o funcionamento (modo/meio) e detalha a ação: "Esse projeto funcionará por meio da união entre movimentos sociais, comunidades locais e órgãos governamentais municipais, estaduais e federais, visto que é necessária uma ação coletiva visando a consolidação da cidadania brasileira. Com o trabalho desses agentes, serão enviados profissionais a todas as cidades em busca de pessoas que, finalmente, terão suas certidões de nascimento confeccionadas, além de receberem acompanhamento e incentivo para a realização de cadastro em outros serviços importantes do sistema nacional."
• Explica o impacto da ação (efeito): "Por conseguinte, o Brasil estará agindo ativamente para reparar suas injustiças históricas e para solidificar sua democracia, de maneira que os seus cidadãos sejam vistos igualmente."
Quais palavras usar para terminar uma redação?
Segundo professores, também é muito importante incluir conectivos de conclusão no parágrafo final da redação. Veja alguns exemplos que podem ser usados:
- Assim;
- Conclui-se;
- Dessa forma;
- Desse modo;
- Diante disso;
- Diante do exposto;
- Diantes dos fatos apresentados;
- Em resumo;
- Em síntese;
- Nesse sentido;
- Portanto;
- Por conseguinte.
Professores consultados: Daniela Toffoli, coordenadora de Linguagens do Curso Anglo; e Mateus Pinheiro Lopes, coordenador do Ensino Médio da Vereda Santo André.