Foi concluída nesta sexta-feira, 25, a recuperação da Escola Municipal de Educação Infantil Patinho Feio. A reforma da estrutura, que foi alagada durante a enchente de maio, foi viabilizada por meio de doação do Sindicatos do Comércio Atacadista de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiatacadistas-RS), que concedeu o equivalente a cerca de R$ 460 mil ao Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática da prefeitura.
A escola, que atende 38 alunos e fica no bairro São Geraldo, dentro da Praça Pinheiro Machado, no 4° Distrito, recebeu limpeza, substituição de portas, novos pisos e rodapés de madeira, limpeza das redes pluviais, reparo no telhado e pinturas no teto e nas paredes internas e externas. No pátio, houve a troca das cercas de arame e dos guarda-corpos de acessibilidade.
Durante a reforma, os alunos foram atendidos em espaços locados pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), no Instituto São Francisco Santa Família, no mesmo bairro.
O Sindiatacadistas-RS também fez uma doação para recuperar a escola Meu Amiguinho, que também foi atingida pela enchente e atende 66 alunos no bairro Floresta. A recuperação deve ser concluída na primeira quinzena de novembro.
Recuperação - O Plano Estratégico de Reconstrução da Prefeitura de Porto Alegre foi estruturado em seis eixos: recuperação da infraestrutura e equipamentos públicos, habitação de interesse social, projetos urbanos resilientes, recuperação de atividades empresariais e financiamentos, adaptação climática e monitoramento e transparência. Em 5 de julho, a prefeitura instituiu por lei o Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática.
Texto: Prefeitura de Porto Alegre