No meio do ano, a Amazon começou a oferecer aos leitores, de grande parte do mundo, o Kindle Unlimited - uma espécie de Netflix para livros. Por meio do aparelho e dos aplicativos de leitura da marca para as plataformas iOS e Android, é possível assinar um serviço mensal de livros, no qual o usuário paga US$ 10 para ter acesso a um acervo de 700 mil títulos e audiolivros. Há duas semanas, o serviço foi aberto, também, ao público brasileiro: o usuário pode experimentá-lo por um mês gratuitamente e ter acesso a mais de 10 mil títulos em português.
Para quem gosta de ter o livro físico, algumas empresas modernizaram o conceito de clube de livros e oferecem curadoria e entrega de títulos na porta de casa. Não é um serviço novo: quem não lembra do Círculo do Livro, que entregava best-sellers a mais de 800 mil associados no Brasil na década de 1980? A diferença hoje está no trabalho de escolha das obras que são enviadas aos leitores, dizem os empreendedores. “No nosso caso, por exemplo, todos os meses convidamos uma pessoa que admiramos, pode ser um escritor, filósofo, pensador ou psicólogo, enfim, alguém que tenha bagagem para indicar bons livros e que possa fazer uma boa curadoria das obras”, diz Tomas dos Santos sócio-fundador da Tag Experiências Literárias. Além da Tag, confira outras empreendimentos que oferecem o serviço de assinatura de livros, bem como seus planos de adesão e taxas.
Tag Experiências Literárias
Os três sócios eram colegas no curso de Administração, sempre nutriram o gosto pela leitura e tinham grande vontade de empreender. Eles uniram as duas paixões e lançaram a Tag. A cada mês, um novo título é indicado por personalidades do mundo cultural ou acadêmico. Além do livro, os associados recebem uma revista literária com mais detalhes sobre a obra enviada e, às vezes, um brinde que remeta o leitor a história lida. Segundo Santos, o objetivo da iniciativa é fazer com que as pessoas leiam novos livros e conheçam novos horizontes literários. A obra enviada é sempre um segredo, mas são divulgados no site e na revista do mês precedente informações a seu respeito para que o assinante peça a troca, se for necessário. Há duas opções de planos: o mensal e o trimestral. No primeiro, paga-se o valor de R$ 69,90. No último, é cobrado o valor de R$ 79,90 somente nos meses em que o associado receber os kits.
A Taba
Todos os meses a equipe d’ A Taba seleciona e envia para seu clube de assinantes livros voltados para o público infantil e juvenil. São oferecidos quatro tipos de planos: no trimestral e no contínuo, o associado paga R$ 60,00 por mês. A diferença é que, no segundo, ele pode interromper a adesão quando quiser. No semestral, o valor investido é de R$ 50,00 por mês. Já no anual, paga-se R$ 45,00 por mês pelo serviço.
Leiturinha
Nos kits de livros da Leiturinha, é possível encontrar exemplares das principais editoras de livros infantis do Brasil. O público-alvo do serviço são crianças de 0 a 7 anos que estão sendo introduzidas no universo literário. A empresa oferece dois planos de adesão de acordo com o ritmo de leitura dos pequenos. Na opção Uni, é enviado um livro infantil, mensalmente, pelo valor de R$ 29,00. Na alternativa Duni, são enviados dois livros pelo investimento mensal de R$ 49,00. Ainda há a possibilidade de enviar um kit de presente, nesse caso, será entregue uma única vez o pacote com duas obras pelo valor de R$ 79,00.
Booxs
Idealizado por profissionais com mais de 15 anos de experiência no mercado editorial, a iniciativa reuniu pessoas das mais diversas áreas. Juntos pedagogos, escritores, psicólogos, contadores de história e professores especialistas em educação infantil escolhem os livros que serão enviados aos pequenos. A opção oferecida pela Boxxs é o plano de R$ 59,00 por dois livros mensais. Além disso, é possível enviar um kit presente, com duas obras, por R$ 69,00.