Oferecimento

Cursinho popular do Direito da USP está com inscrições abertas

O processo seletivo é composto por duas etapas. Veja como se inscrever

10 fev 2023 - 18h20

O Cursinho Popular Arcadas, um pré-vestibular gratuito criado por alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo ( USP), está com as inscrições abertas para a turma de 2023. Podem participar do processo seletivo estudantes do terceiro ano do Ensino Médio ou que já tenham se formado. Não há limitação de idade mínima ou máxima. A única exigência são as três doses da vacina contra a covid-19. Nesta edição, serão oferecidas 120 vagas.

Fachada da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Fachada da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Foto: Divulgação/Reprodução / Guia do Estudante

As aulas acontecerão de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h. Aos sábados serão realizadas mais cedo: das 8h às 13h. Durante a semana também são oferecidos plantões de dúvidas e, eventualmente, simulados. Todos os encontros ocorrem presencialmente, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, no Centro de São Paulo.

Publicidade

Como se inscrever

As inscrições podem ser feitas pela plataforma SYMPLA neste link até o dia 17 de fevereiro. Além do pagamento da taxa de inscrição de R$ 22,50, os candidatos devem preencher seus dados pessoais e um questionário sobre sua disponibilidade de horários.

Dentro da plataforma também existe um espaço para inserir uma redação "modelo Enem", de no máximo 30 linhas, sobre o tema: "Desafios da demarcação de terras indígenas no Brasil". A proposta de redação completa, com os textos de apoio, está nas duas páginas finais deste edital.

Segunda etapa

A Segunda Etapa ocorrerá do dia 27 de fevereiro a 7 de março, presencialmente, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, no Centro de São Paulo. Trata-se uma entrevista socioeconômica para confirmar as informações oferecidas na etapa anterior e apresentar documentos.

+ Veja aqui a documentação exigida nesta etapa

Publicidade

Cotas

O cursinho reservará 50% das vagas de seu processo seletivo para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, segundo a classificação do IBGE. Dez vagas serão destinadas exclusivamente para candidatos transgêneros.

https://www.instagram.com/p/CmcxcD3OCQZ/

Calendário

21 de dezembro de 2022 a 17 de fevereiro de 2023: Período de inscrição e envio da redação

27 de fevereiro a 7 de março: Entrevistas

9 de março: Divulgação da lista de aprovados

13 a 18 de março: Matrículas da primeira chamada

20 de março: Aula inaugural e eventual segunda chamada

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se