Cursos gratuitos preparam professores para desafios de proibição de celulares nas escolas

Formações abordam cultura digital, letramento e habilidades interpessoais, oferecendo ferramentas para integrar tecnologia de forma crítica

13 jan 2025 - 21h08
(atualizado às 22h10)
Foto: canva/Reprodução / Guia do Estudante

Diante do impacto da lei que proíbe o uso de celulares nas escolas de educação básica no Brasil, sancionada nesta segunda-feira, 13, a educadora e doutora em Linguística Aplicada Betina von Staa lançou um pacote de cinco cursos gratuitos. As formações visam capacitar professores a lidar com alunos em um contexto onde o pensamento digital está profundamente enraizado, abordando como trabalhar a tecnologia de maneira crítica e consciente.

Os cursos, que têm duração de 15 horas no total e oferecem certificado, estão disponíveis gratuitamente para os 100 primeiros inscritos que concluírem o conteúdo em até 60 dias. As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário online.

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Entre os temas abordados estão: cultura digital e educação, cultura digital e comportamento dos estudantes, paradoxos da cultura digital, letramento digital e aprendizagem híbrida e autonomia e habilidades interpessoais.

A iniciativa busca fornecer ferramentas práticas e reflexivas para que os educadores consigam equilibrar as demandas do ensino presencial com as influências da cultura digital.

Betina von Staa destaca que a proibição de celulares nas salas de aula, por si só, não resolve o problema do uso excessivo de redes sociais pelos estudantes e pode trazer consequências negativas.

“Banir os celulares da sala de aula não soluciona o impacto tóxico do uso indiscriminado das redes sociais na vida dos estudantes. Pelo contrário, leva ao afastamento do conhecimento tecnológico e pode resultar em uma confusão entre a importância de conhecer as ferramentas para utilização consciente e crítica das tecnologias e da Inteligência Artificial e um movimento antidigital”, afirmou.

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A especialista também alerta que tal medida pode aprofundar desigualdades ao limitar o acesso às novas tecnologias, especialmente entre populações mais vulneráveis.

Fonte: Redação Terra
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