O candidato que não quiser realizar a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) no dia 18 de agosto poderá solicitar o reembolso do valor da inscrição. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira, 4, pelo Ministério da Gestão e Inovação.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O pedido deve ser feito entre esta sexta-feira, 5, e o domingo, 7, pelo próprio sistema do concurso, conforme explicou a ministra Esther Dweck em coletiva nesta manhã: “A partir de amanhã [sexta-feira] até domingo, o pedido de devolução da taxa e cancelamento de inscrição estará disponível no próprio sistema de inscrição. Qualquer candidato, em todo o Brasil, que não puder fazer a prova em 18 de agosto, poderá pedir o valor da inscrição de volta”.
De acordo com o edital atualizado, será necessário informar os dados do banco, agência e conta corrente, com a obrigatoriedade de ser o único titular da mesma. Também é importante destacar que a devolução do valor só será efetivada após a data de aplicação das provas.
Essa possibilidade surgiu por causa da alteração da data de aplicação do ‘Enem dos Concursos’. O exame estava inicialmente previsto para o dia 5 de maio, mas foi reagendado devido às enchentes no Rio Grande do Sul
Além da oportunidade de reembolso da taxa de inscrição, candidatos residentes ou inscritos no Rio Grande do Sul poderão solicitar a alteração do local da aplicação, pelo fato de ainda não ter sido normalizada totalmente a logística com o Estado. O prazo para a solicitação é mesmo, entre esta sexta-feira, 5, e o domingo, 7.
O 'Enem dos Concursos', como ficou conhecido o processo seletivo, será aplicado para mais de 2,1 milhões de candidatos. Serão oferecidas 6.640 vagas para 21 órgãos públicos.
De acordo com o MGI, o novo cronograma do concurso ficou da seguinte forma:
- 5 a 7 de julho: prazo para solicitar reembolso de taxa de inscrição e mudança de local de prova;
- 7 de agosto: divulgação do cartão de confirmação da inscrição, com detalhes sobre os locais de prova;
- 18 de agosto: aplicação das provas objetivas e discursiva;
- 20 de agosto: divulgação do gabarito preliminar das provas objetivas;
- 21 de novembro: previsão de divulgação dos resultados finais;
- Início de janeiro de 2025: previsão da convocação para posse.
Ainda segundo o novo edital, em caso de novos eventos que afetem gravemente a infraestrutura logística, inviabilizando a aplicação da prova para pelo menos 0,5% dos inscritos, haverá uma aplicação extraordinária de prova. Esta prova será destinada aos candidatos afetados, mas eles concorrerão para vagas suplementares.