A educação básica brasileira é, realmente, inclusiva? A partir da próxima segunda-feira, 18, o Terra lança a nova série de reportagens especiais Educar para Incluir, que faz uma imersão profunda nesse assunto complexo e importante, mas de forma fluida e com muitas histórias reais. Serão publicadas cinco matérias especiais ao longo de toda semana, com vídeos com acessibilidade - legendas, tradução em Libras e audiodescrição.
Com exclusividade, o Terra já adiantou que o Ministério da Educação pretende lançar, ainda neste mês, um plano de afirmação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) com investimento de R$ 3 bilhões. Agora, com o Educar para Incluir, você vai conhecer como funciona na prática a educação inclusiva, prevista na legislação brasileira, a partir do relato de alunos com deficiência ou com superdotação -- afetados, todos os dias, pelos êxitos ou falhas de governos e redes escolares.
Foram realizadas mais de 30 entrevistas -- entre especialistas, estudantes, pais, professores, coordenadores, fontes oficiais do governo e associações --, além de visitas presenciais em instituições que se comprometem, ou não, com a inclusão escolar. O especial também irá trazer levantamentos inéditos sobre a modalidade da Educação Especial.
As reportagens irão mostrar que, apesar de serem vetadas pela lei, as instituições especiais que segregam alunos ainda existem e que ainda há escolas que negam matrículas para alunos com deficiência. Também será abordada a baixa formação de professores em educação inclusiva, bem como a discussão em torno do polêmico Projeto de Lei 3035/2020, que propunha tornar legal a figura do Acompanhante Terapêutico na sala de aula.
Por fim, o especial será encerrado com uma matéria sobre os alunos superdotados ou com altas habilidades, que também fazem parte do público alvo da Educação Especial no Brasil.
Fique ligado e acesse o portal Terra para acompanhar o Educar para Incluir.