Na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, o Palmeiras ainda sonha com a possibilidade de levantar o 13º troféu na competição, o terceiro consecutivo. Neste domingo, 8, o Alviverde Paulista encara o Fluminense em casa, no Allianz Parque, em São Paulo, e ainda 'seca' o duelo entre Botafogo e São Paulo, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Para celebrar mais um título brasileiro, o Palmeiras precisa vencer o Tricolor Carioca e ainda contar com a derrota do Botafogo diante do São Paulo. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Verdão tem 8,6% de chances de ser campeão, contra 91,4% do Glorioso.
Mas como o futebol é uma 'caixinha de surpresas', o Palmeiras ainda tem chances de levantar o tri consecutivo e se tornar o primeiro clube tridecacampeão brasileiro.
'Trideca' é o prefixo que indica o número 13. Antes disso, o Verdão também se tornou o primeiro a conquistar o 9º, 10º, 11º e 12º título brasileiro. Assim, passou de eneacampeão a deca, unodeca e duodecacampeão.
O prefixo também muda a cada conquista, individual ou coletiva, do campeão. Em 2002, a Seleção Brasileira se tornou a única pentacampeã da Copa do Mundo, em referência aos cinco títulos do torneio.
Atrás do Palmeiras no ranking dos maiores campeões brasileiro, aparecere o Santos, com oito títulos, reconhecido como octacampeão. O Corinthians e o Flamengo, com sete títulos, são heptacampeões. Já o São Paulo, com seis troféus, é hexacampeão.
Veja a lista de campeões do Brasileirão e seus prefixos:
- Duodecacampeão (12 títulos): Palmeiras;
- Unodecampeão (11 títulos): nenhum clube;
- Decacampeão (10 títulos): nenhum clube;
- Eneacampeão (9 títulos): nenhum clube;
- Octacampeão (8 títulos): Santos;
- Heptacampeão (7 títulos): Corinthians e Flamengo;
- Hexacampeão (6 títulos): São Paulo;
- Pentacampeão (5 títulos): nenhum clube;
- Tetracampeão (4 títulos): Cruzeiro, Vasco e Fluminense;
- Tricampeão (3 títulos): Internacional e Atlético-MG;
- Bicampeão (2 títulos): Grêmio, Botafogo e Bahia;
- Campeão (1 título): Athletico-PR, Sport, Guarani e Coritiba.