Oferecimento

'Enem dos Concursos': 2,1 milhões de candidatos fazem provas hoje; veja quando sairá resultado

Ao todo, são 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal

18 ago 2024 - 05h00
Ao todo, são 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal
Ao todo, são 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal
Foto: Reprodução/Getty Images

Acontece neste domingo, 18, a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), o 'Enem dos Concursos'. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, ao todo, são mais de 2,1 milhões de candidatos disputando 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. 

Está será a primeira edição dentro do novo formato, no qual a aplicação da prova acontece de forma simultânea em 228 cidades. Os locais de prova podem ser conferidos no Cartão de Confirmação de Inscrição do concurso, disponível na Área do Candidato do site da Cesgranrio, banca realizadora do exame. 

Publicidade

Após ter sido adiado dois dias antes da aplicação das provas devido aos temporais no Rio Grande do Sul, a prova passou por alterações, em especial no crograma. 

Cronograma do concurso 

  • Realização das provas

De acordo com o programação, o exame irá acontecer no dia 18 de agosto em dois períodos. Os portões vão se abrir às 7h30 para a entrada dos participantes e serão fechados às 8h30. A primeira aplicação, no período matutino, começa às 9h e termina às 11h30

Haverá uma pausa para o almoço e os portões voltarão a abrir às 13h. Os candidatos poderão entrar até as 14h, para que a segunda etapa da prova seja reaplicada a partir das 14h30. O término está previsto para entre 17h30 e 18h. 

Os candidatos deverão permanecer no local da prova por no mínimo duas horas, em ambos os turnos. Ou seja, a saída será permitida a partir das 11h (turno manhã) e a partir das 16h30 (turno tarde), segundo o Ministério da Gestão. 

Publicidade
  • Divulgação dos resultados

A divulgação do gabarito dos cadernos será no mesmo dia da prova, domingo, a partir das 20h. Dois dias depois, na terça-feira, 20, será feita a divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas. 

  • Pontuação final dos candidatos

Já as notas finais da prova objetiva e a notas preliminares da prova discursiva serão divulgadas no dia 8 de outubro.

  • Prova de títulos

No dia 8 de outubro, mesma data em que será divulgada a pontuação final dos candidatos, ocorrerá também a convocação para a prova de títulos. Nesta etapa, que deverá ocorrer nos dias 9 e 10 de outubro, os candidatos deverão apresentar comprovações de suas titulações.

  • Resultado final 

A previsão de divulgação dos resultados finais é para 21 de novembro.

  • Convocação

O início da convocação para a posse e cursos de formação está programado para janeiro de 2025. 

Expectativa para a prova

Segundo os especialistas ouvidos pelo Terra, por ser uma primeira edição, os candidatos podem esperar perguntas inéditas, mas não é motivo para desespero. Neste momento, o preparo e o foco vão fazer a diferença no resultado final. 

Publicidade

"Entendo que os candidatos vão precisar muito de olhar para uma questão, de repente ser um conteúdo que ele acredita que não estudou antes e exercitar a visão crítica, o senso crítico, eliminar algumas alternativas que são visivelmente erradas para aumentar as chances do candidato encontrar a questão correta", orienta o professor e co-fundador da Direção Concursos Victor Dalton. 

O mesmo vale para a redação. Segundo o professor de redação Heitor Ferreira, do Direção Concursos, o candidato deve esperar uma proposta extremamente atualizada. 

"É uma característica da banca Cesgranrio trabalhar temas de grande relevância, temas de grande expansão no cenário Nacional. Então, obviamente podemos esperar algo muito bem atualizado que se enverede nas linhas de políticas públicas, questões sociais importantes", explica o professor.

Com base nisso, o especialista apont quais são suas apostas para os possíveis temas do 'Enem dos Concursos'. Confira:

  • 1. "O impacto da desigualdade social na perpetuação da violência urbana no Brasil."
  • 2. "A urgência de políticas públicas para combater a insegurança alimentar e a fome no Brasil."
  • 3. "Os desafios da educação inclusiva no Brasil: o direito à aprendizagem para todos."
  • 4. "O papel da moradia digna na promoção da equidade social nas periferias brasileiras."
  • 5. "A importância da equidade racial na construção de uma sociedade mais justa no Brasil."
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se