Nove ministérios e uma agência reguladora já confirmaram adesão ao Concurso Nacional Unificado, o "Enem dos concursos públicos". A informação é do último levantamento parcial feito pelo Ministério da Gestão.
Entre as confirmações, estão o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), os Ministérios da Justiça, do Trabalho, da Previdência e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Com as novas adesões, a pasta prevê 5.151 vagas.
Veja o mapa das vagas:
Cronograma
De acordo com o Ministério da Gestão, a adesão dos órgãos ao Concurso Nacional Unificado deve ser feita até o dia 29 de setembro. Os ministérios que não aderirem, poderão realizar concursos separados.
O edital deve ser publicado até 20 de dezembro. Já a prova está prevista para ocorrer no dia 25 de fevereiro do ano que vem. A ideia do novo formato é realizar a prova em várias cidades de forma simultânea, semelhante ao Enem.