O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentou nesta quinta-feira, 4, o novo cronograma e outros detalhes do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU). A realização das provas estava prevista para 5 de maio, mas a aplicação foi remarcada para o próximo dia 18 de agosto devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O 'Enem dos Concursos', como ficou conhecido o processo seletivo, será aplicado para mais de 2,1 milhões de candidatos. Serão oferecidas 6.640 vagas para 21 órgãos públicos. O edital com as regras atualizadas deverá ser publicado pelo ministério ainda nesta quinta.
De acordo com o MGI, o novo cronograma do concurso ficou da seguinte forma:
- 5 a 7 de julho: prazo para solicitar reembolso de taxa de inscrição e mudança de local de prova;
- 7 de agosto: divulgação do cartão de confirmação da inscrição, com detalhes sobre os locais de prova;
- 18 de agosto: aplicação das provas objetivas e discursiva;
- 20 de agosto: divulgação do gabarito preliminar das provas objetivas;
- 21 de novembro: previsão de divulgação dos resultados finais;
- Início de janeiro de 2025: previsão da convocação para posse.
Mudanças
Conforme a pasta, os candidatos que quiserem desistir de fazer as provas do concurso na nova data poderão solicitar reembolso da taxa de inscrição. O prazo para fazer a solicitação é entre a próxima sexta-feira, 5 de julho, e domingo, 7 de julho, pelo sistema de inscrição.
Outra novidade anunciada foi para os candidatos que moram no Rio Grande do Sul e fariam a prova em outros estados ou para candidatos que vivem em outros estados e fariam o concurso no Rio Grande do Sul. Nesses casos, esses participantes poderão pedir a alteração do local de provas, pelo fato de ainda não ter sido normalizada totalmente a logística com o estado. Segundo a pasta, o prazo para solicitar essa mudança também é de 5 a 7 de julho.
Segundo o novo edital, em caso de novos eventos que afetem gravemente a infraestrutura logística, inviabilizando a aplicação da prova para pelo menos 0,5% dos inscritos, haverá uma aplicação extraordinária de prova. Esta prova será destinada aos candidatos afetados, mas eles concorrerão para vagas suplementares.
Veja a coletiva de apresentação do novo cronograma do concurso: