O Enem chegou! E, com ele, a preocupação de sempre: o que vai cair na prova? São inúmeros assuntos, é claro, mas há alguns que têm maior chance de aparecer na frente do estudante nas provas deste sábado e domingo. O Climatemponews entrevistou o professor Éder Melgar, coordenador do curso de Geografia do cursinho pré-vestibular Intergraus, de São Paulo, que apontou cinco temas com grandes chances de serem questões do Enem 2015 e como, em geral, esses assuntos são abordados.
1) Ilha de calor nos centros urbanos: a diminuição da vegetação e o aumento das áreas com materiais que absorvem calor (concreto, asfalto, entre outros), assim como o aumento do número de veículos e da poluição, elevam a temperatura e aumentam o risco de temporais. O meteorologista e professor da Universidade de São Paulo, Augusto Pereira, fala sobre as transformações que ocorreram na cidade de São Paulo. Veja!
2) Aquecimento Global: já foi provado que a temperatura média do planeta Terra se elevou muito, especialmente a partir dos anos 1950. Assista ao pesquisador Carlos Nobre falando sobre o efeito estufa, o aquecimento global e as mudanças no clima do planeta.
3) El Niño: este é um dos assuntos com maior probabilidade de ser abordado nas provas do Enem. O que é o El Niño? Como ele se forma? Qual a influência em diferentes regiões do planeta Terra? Aprenda aqui!
O ano de 2015 está sob a influência de um El Niño forte. Desde julho, as mudanças na circulação dos ventos sobre a América do Sul, causadas pelo fenômeno, estão fazendo com que o Sul do Brasil tenha muita chuva. Nas vésperas do ENEM 2015, milhares de pessoas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina estão tendo que deixar suas casas temporariamente por causa da cheia dos rios e dos estragos causados pela ventania e granizo.
O calor recorde que se observa no Sudeste e no Centro-Oeste também é efeito do El Niño.
4) Circulação geral da atmosfera: é outro assunto que pode ser abordado no ENEM. Em geral, traz maior dificuldade para o estudante, pois é pouco estudado no Ensino Médio. Aproveite para também para estudar sobre os ventos especiais em diversas regiões do planeta e conhecer os principais desertos do mundo e entender como eles se formam.
5) Furacão, tufão e ciclone extratropical: é importante ler sobre os três também. Eles são a mesma coisa? Onde esses fenômenos meteorológicos se formam? No “Explicando o Tempo” é possível saber mais sobre os ciclones extratropicais.