Oferecimento

A escola pública com impressionantes notas na redação do Enem

Pelo menos 75 alunos da escola estadual no Pará atingiram mais de 900 pontos na redação do Enem 2023

18 jan 2024 - 17h54
(atualizado em 19/1/2024 às 12h11)
Os estudantes da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima posam para a foto com suas notas na redação do Enem 2023
Os estudantes da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima posam para a foto com suas notas na redação do Enem 2023
Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução / Guia do Estudante

Desde a última terça-feira, 16, quando saíram as notas do Enem 2023, a professora Ione Franco anda atônita. Ela já atendeu a inúmeros pedidos de entrevista, tirou dezenas de fotos e respondeu incontáveis mensagens no WhatsApp. Não é para menos: a escola pública onde ela leciona em Belém do Pará viralizou nas redes sociais, já que 75 de seus estudantes tiraram mais de 900 pontos na redação do exame. Pelo menos 200, contabiliza até agora, tiraram notas maiores que 780.

"Uma euforia! Foi um negócio gigantesco de felicidade para a escola, para toda a comunidade e para Belém do Pará", contou Ione ao Guia do Estudante.

Publicidade

No vídeo que circula na internet, os alunos da professora de redação entoam seu nome enquanto seguram placas com as notas atingidas nesta edição: 980, 960, 940. Em coro, emendam na "marcha do vestibular", tradição em Belém para comemorar a entrada na universidade - um presságio das aprovações que, para Ione, com certeza virão nas próximas semanas. O vídeo foi gravado nesta quarta-feira, 17, quando cerca de 100 alunos deram um tempo das férias e se reuniram na escola para comemorar os resultados do Enem.

A professora paraense, formada em Letras pela UFPA (Universidade Federal do Pará), sabe pela experiência de anos anteriores do quanto os estudantes da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima são capazes. Em 2023, 64 deles foram aprovados em universidades federais. Os resultados na redação do Enem também haviam sido excepcionais na edição passada: 26 estudantes tiraram mais de 900 pontos. Desta vez, o número praticamente triplicou. 

Expectativa saudável

Professora Ione comemorou os resultados do Enem 2023 junto com seus alunos no dia seguinte à divulgação das notas
Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc Pará/Reprodução / Guia do Estudante

Enquanto os estudantes do Albanízia temiam pelas notas do Enem na terça-feira, 16, a professora aguardava ansiosamente - mas com convicção de que as notícias seriam boas. Ione, que analisa constantemente a escrita dos alunos em sala de aula, sabia pelo histórico dos últimos meses que os resultados seriam superiores a 700 pontos.

No final do ano passado, os estudantes também haviam prestado o vestibular de uma escola particular de Belém e obtido notas impressionantes, com 23 deles alcançando mil pontos na redação. "Imaginei: 'bom, então no Enem as notas vão ser maravilhosas também', e foi o que se confirmou", relembra Ione.

Publicidade

Agora, a ansiedade dos alunos é pelos resultados dos vestibulares e processos seletivos, como Sisu e Prouni, que abrem as inscrições nas próximas semanas. Assim como sabia em relação ao Enem, Ione também está convicta das aprovações - mas prefere, por vezes, guardar essa certeza para si, e deixar com que os estudantes vivam por completo a experiência dos vestibulares. "Para eles eu não digo nada. É uma expectativa saudável, normal", conta aos risos.

O trabalho invisível das mulheres em pauta

Ione e algumas de suas estudantes que atingiram pontuação maior que 900 na redação do Enem 2023
Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução / Guia do Estudante

Embora a longa frase-tema da redação do Enem 2023 tenha assustado muitos estudantes, o assunto de que tratava não poderia ser mais tangível e próximo de suas realidades. "Porque é a vida deles, é o que eles vêem", relata a professora Ione. "Eles convivem com as mães, com as avós, que vivenciam essas vidas de trabalhar, de cuidar da casa, de ser ou não valorizada. Eles têm esse conhecimento de mundo", avalia.

Para ela, neste sentido, o tema da redação foi fácil para seus alunos, que constantemente faziam reflexões como estas em sala de aula. E as discussões não pararam depois da aplicação do Enem.

Na aula seguinte ao exame, Ione debateu o trabalho invisível de cuidado realizado pelas mulheres com cada uma de suas nove turmas, compostas por quarenta alunos. Ela, inclusive, mencionava sua experiência e a de outras professoras da escola como exemplo. "Eles colocaram seus argumentos e a sua visão crítica sobre o tema", relembra, afirmando o papel do exame em pautar temas de relevância na sociedade.

Publicidade

"Foi muitíssimo importante e eles consideraram isso. Inclusive as falas deles era nesse caminho, de dizer 'professora, isso é muito interessante e precisa ser discutido'".

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se