Separe a mochila, escolha o look mais confortável do guarda-roupa e comece os preparativos: faltam poucos dias para o Enem 2023. Já no próximo domingo, 5, os candidatos enfrentam o primeiro dia do exame.
Além de todo o conhecimento acumulado ao longo do ano, os estudantes precisam levar para o local de prova os itens necessários para fazer a prova. Afinal, a caneta é preta ou azul? Pode levar lápis e borracha? E o cartão de confirmação, precisa imprimir? Neste texto, a gente te explica tudo o que precisa levar para o Enem.
Qual caneta usar no Enem
Vamos começar pelo maior dilema: qual caneta usar no Enem? A regra estipulada pelo Inep é direta e simples. Para escrever a redação e preencher o gabarito, os candidatos só podem utilizar caneta esferográfica de tinta preta e de tubo transparente. Ou seja, não pode ser caneta azul! O gabarito do Enem é corrigido por uma máquina que só reconhece a tinta preta, e se o candidato utilizar a azul, sua prova simplesmente não será corrigida.
Já a regra sobre o tubo transparente é uma medida de segurança para evitar fraudes - assim, os candidatos não conseguem esconder dentro da caneta papéis com informações, as famosas "colas".
Pode levar lápis? E borracha?
Não. Diferentemente de outros vestibulares, como a Unicamp, no Enem o candidato não pode utilizar outros itens de papelaria para fazer a prova, como lápis, borracha e até régua. O único material permitido é mesmo a caneta preta de tubo transparente.
Caso leve estes itens para o local de prova, o candidato será orientado a guardá-los dentro do saco plástico disponibilizado pelo aplicador e deixar embaixo da mesa.
Qual documento precisa levar para o Enem
O único outro item indispensável para fazer o Enem, além de caneta preta, é o documento de identidade com foto. O candidato pode levar o original de algum destes documentos:
- Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
- Carteira de Registro Nacional Migratório;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação, expedida depois de 1997.
Desde a última edição, também são aceitos os seguintes documentos digitais:
- e-Título - desde que a biometria já tenha sido cadastrada;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital;
- RG Digital.
Comidas e bebidas: o que é permitido
Comidas e bebidas não são itens obrigatórios para fazer o Enem, mas é recomendado que os candidatos levem ao menos água e algum alimento para não passar mal durante o tempo de prova. As únicas recomendações do Inep é que a água deve estar em uma garrafa transparente e sem rótulo, e os alimentos em embalagens lacradas. Atenção: são recomendações, mas não proibições.
Precisa levar o cartão de confirmação para o Enem?
Não, a apresentação do cartão de confirmação não é obrigatória nos dias de prova. No entanto, é neste documentos que constam informações importantes como o local de prova, então certifique-se de anotar tudo o que precisa caso não o leve impresso.