Oferecimento

Com ajuda do calor, ambulante fatura com o Enem 2023

Segundo dia do Enem acontece neste domingo, 12, em todo o País

12 nov 2023 - 14h12
(atualizado às 18h58)
Lucas Pereira Freire, de 27 anos, estreou como ambulante neste domingo
Lucas Pereira Freire, de 27 anos, estreou como ambulante neste domingo
Foto: Marcela Coelho/ Terra

O calor extremo pode ter dificultado a vida dos estudantes que estão prestando o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em São Paulo, neste domingo, 12, mas alguns ambulantes aproveitaram o momento para conseguir lucrar. 

  • Terra terá correção comentada e gabarito extraoficial do 2º dia do Enem a partir das 18h00; fique ligado

Lucas Pereira Freire, de 27 anos, estreou como ambulante e vendeu água gelada para quem chegava para fazer a prova na Unip Vergueiro, na região central da capital paulista.  

Publicidade

"Eu vendi quase tudo, uma garrafa por R$ 3, duas por R$ 5", relata o vendedor.  A tática parece ter dado certo. "Foi a minha primeira vez e agora vou fazer mais vezes, pretendo voltar", afirmou. 

Enem 2023

O segundo dia do Enem acontece neste domingo, 12, em todo o País. Na UINP Vergueiro, na região central de São Paulo, os candidatos enfrentaram um calor de quase 40 ºC e improvisaram um leque para poder suportar as altas temperaturas. 

Os participantes terão cinco horas para fazer as provas de Ciências da Natureza (45 questões) e Matemática (45 questões). Os portões foram abertos ao meio-dia e serão fechados às 13h (horário de Brasília). A prova começa às 13h30 e vai até às 18h30.

Mais de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos no Enem deste ano; cerca de 2,8 milhões compareceram à prova no último domingo, que cobrou conhecimentos de linguagens, ciências humanas e a redação.

Publicidade

Os candidatos vão precisar segurar a ansiedade pelos resultados oficiais. De acordo com o cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o gabarito oficial vai ser divulgado em 24 de novembro.

Na prática, o Enem se tornou o principal caminho para o ensino superior no Brasil. As notas das provas podem ser usadas para concorrer às vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), às bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações